NotíciasÚltimas Notícias

JUBILEU DA ESPERANÇA DA VIDA RELIGIOSA-CRB/VITÓRIA-ES

Peregrinação espiritual marcada por testemunho de fé, formação e comunhão.

No dia 11 de outubro de 2025, nós irmãs Ana Maria Lopes, Amelzia Maria da Soledade Dias, Gabriele Camelo Moraes e Lusineide Cardoso de Melo, como integrantes do Núcleo da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil em Vitória/ES, o qual celebrou seu Jubileu com uma jornada espiritual marcada por testemunho de fé, formação e comunhão. O lugar celebrativo escolhido foi Anchieta, cidade que carrega o nome e a memória viva do Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta.

A saída de Vitória aconteceu às dez horas da manhã, com chegada na cidade de Anchieta por volta das onze horas e trinta minutos. Após o almoço tivemos um tempo de convivência fraterna na gratuidade a beira mar. Por volta das quatorze horas e trinta minutos, o grupo se dirigiu para a comunidade das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, onde foi acolhido com carinho. Estava nos aguardando as irmãs Carmelitas e os Padres Jesuítas. Iniciou o momento Celebrativo e formativo. Formos convidados a nos apresentar, falar o nome, quantos anos tem de profissão – Consagração, a qual Congregação pertence e expressar a partilha com um gesto. Em seguida escutando a música “Chama Viva” fomos motivados a expressar através de palavras ou desenhos o que significa para cada um e uma o Celebrar o Jubileu da Esperança. Foi introduzido na assembleia símbolos da peregrinação acompanhados de preces: tais como A concha – chamado e o caminho; O cajado – a fidelidade e a condução; As pedras – a Realidade e a Prova; A Areia – O tempo e a Entrega; A chama – o Amor que não se A paga; A Palavra – Luz do Caminho. Assim, nós participantes mergulhamos na vida e missão de São José de Anchieta, guiados pelas palavras inspiradoras do vocacionado jesuíta Alan e Pe. Álvaro, que compartilharam aspectos marcantes da trajetória deste grande missionário de Deus. Durante a tarde, o grupo teve a oportunidade de refletir sobre o legado de Anchieta, sua entrega ao povo brasileiro e seu papel fundamental na evangelização e na construção de pontes entre culturas. A formação foi um convite à contemplação e ao compromisso com a missão, especialmente para os religiosos e religiosas que seguem os passos de Cristo em terras capixabas.

Às dezessete horas e quinze minutos, nós participantes seguimos em peregrinação ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em clima de oração e gratidão. Logo após, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Álvaro Nagromonte, SJ. A celebração foi marcada por intensa espiritualidade, renovando a esperança em Cristo e fortalecendo os laços da vida consagrada. Após a missa a coordenação do Núcleo Vitória realizou um gesto simbólico – a entrega de duas velas: à comunidade religiosa dos Jesuítas e a outra à comunidade das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. A vela com o logo: Sentinelas da Esperança, sinal de luz e esperança, representando o compromisso com a missão e a comunhão entre os carismas que iluminam a caminhada da vida consagrada.

Comunidade de Vitória/ES.

Ir. Gabriele Camelo de Moraes, sjbp

 

Irmã Lusineide Cardoso de Melo, sjbp

Membro da equipe de comunicação da Província Pe. Tiago Alberione, com sede em São Paulo-SP.

1 comentário em “JUBILEU DA ESPERANÇA DA VIDA RELIGIOSA-CRB/VITÓRIA-ES”

  1. A paz!
    Que Jesus Bom Pastor continue conduzindo essas guerreiras nessa missão tão linda que Ele as confiou e que Maria Pastora interceda junto a Jesus para que brote no coração da humanidade muitas vocações pra continuar a missão das Pastorinhas!!
    Comentário da Marina (ex formanda Pastorinhas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar