NotíciasÚltimas Notícias

Celebrando a solidariedade

“Porque Ele vive eu posso crer no amanhã!”

No dia 01 de maio de 2025 às 15h na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Faria Lemos, Bento Gonçalves -RS, aconteceu a missa de sufrágio pelas vítimas das enchentes e deslizamentos, ocorridas há um ano no dia 01 de maio de 2024.

A Santa Missa foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul Padre Leonardo Pereira e os padres da Região Pastoral de Bento Gonçalves. A celebração foi animada pela orquestra e o coral local.

Nós, Irmãs Pastorinhas da Comunidade de Bento Gonçalves estivemos presentes, e também a Provincial Irmã Vanda Terezinha Bisato, que veio especialmente para participar desse momento.

Houve a participação de muitas pessoas vindas das diversas regiões da cidade. Foi uma celebração vivida com muita dor, participação e esperança; em clima de gratidão a tanta solidariedade e ao voluntariado do município e do Brasil que não mediram esforços para ajudar naquela ocasião.

O canto inicial: “Porque ele vive eu posso crer no amanhã” convidou a todos a reavivarem a fé na ressurreição nesse tempo pascal. No momento da Oração Eucarística que se reza pelos falecidos, recordamos os 17 mortos no município de Bento Gonçalves, vítimas das enchentes e deslizamentos. Ao som da música O Silêncio, um familiar de cada falecido levou até o altar uma flor e colocou ao lado do quadro do Papa Francisco.

Também compareceram autoridades civis, militares e entidades do município, estado e nacional, que colaboraram no resgate das pessoas e no trabalho de restauração. Para este desastre ecológico nossa Província, Equipe Geral, bem como a Diocese com inúmeras iniciativas, ajudaram as famílias que foram atingidas.

Após a missa fomos convidados a ir em frente à Igreja onde foi feito uma homenagem pública pelas autoridades do município que plantaram uma árvore de plátano, fazendo memória que o mesmo servia para sustentar as parreiras nesta região. Nesse local, também construíram um jardim e colocaram uma placa com os nomes dos falecidos, e outra placa homenageando todas as pessoas e entidades que ajudaram nesse momento de dor. No final o representante do Governo Estadual disse: Sofremos sim, mas não perdemos a Esperança!

Que nesse Ano Jubilar possamos reavivar cada vez mais a Esperança e a gratidão a Deus por estar conosco em todos os momentos de nossa vida.

Pela Comunidade das Irmãs Pastorinhas de Bento Gonçalves – RS, Ir. Adriana Cortelini sjbp

Ana Paula Salton

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor, com sede em Caxias do sul-RS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar