CooperadoresNotícias

“MULHERES NÃO PODEM ESPERAR”

"UMA VIDA QUILOMBOLA EM FORMA DE POESIA”

Lançamento do Livro de Poesias de Leonila Priscila da Costa Pontes

Autora – Leonila /Cooperadora – Irmãs Pastorinhas – Eldorado/SP

“MULHERES NÃO PODEM ESPERAR – UMA VIDA QUILOMBOLA EM FORMA DE POESIA”

                 No último dia 18/06, a Área de Convivência do Sesc Registro/SP foi palco de um evento literário marcante: o lançamento do livro de poesias da Poetisa Quilombola Leonila, nossa Cooperadora Paulina.

                 O evento reuniu um público diverso, incluindo membros de diversas comunidade Quilombolas,  e admiradores da obra de Leonila.

                Leonila, é uma poetisa do Quilombo Abobral ME do Município de Eldorado/SP, cuja obra literária reflete profundamente suas raízes e experiências. Suas poesias exploram histórias reais, como a luta das mulheres quilombolas do Vale do Ribeira contra barragens e o orgulho de ter o sistema agrícola quilombola reconhecido com PATRIMÔNIO NACIONAL.

                O lançamento foi mais do que uma simples apresentação literária; foi uma celebração da cultura e resistência quilombola. A noite contou com performances artísticas, incluindo leitura de poesias por Leonila e apresentações musicais de amigos.

                Durante o evento, amigos e amigas de Leonila dedicaram lindas palavras em sua homenagem   expressando sua admiração pela pessoa e pela sua obra.

                O lançamento do livro de Leonila não é apenas um marco na vida da Poetisa, mas também um testemunho da vitalidade e resiliência das culturas quilombolas. Em um momento em que a preservação das tradições e a luta por reconhecimento e direitos são cruciais, a obra de Leonila surge como uma poderosa ferramenta de conscientização e celebração.

                 Intitulado “Mulheres não podem esperar” uma vida quilombola em forma de poesia, o livro de poesias de Leonila promete cativar os leitores com sua profundidade e beleza e os desafios e das celebrações que definem essas comunidades.

               O evento foi encerrado com uma sessão de fotos e autógrafos, onde Leonila teve a oportunidade de abraçar e receber os cumprimentos dos presentes que foram lhe prestigiar.

               O lançamento do livro de poesias de Leonila marca um capítulo importante na Literatura Quilombola, reforçando a importância da voz e da cultura dessas comunidades. Que este livro seja inspiração para meninas e mulheres para seguirem o legado dessa nossa Amiga, Quilombola, Cooperadora e Poetisa.

Luciana da Glória Pupo – Associação dos Cooperadores Paulinos – Eldorado/SP

Irmã Lusineide Cardoso de Melo, sjbp

Membro da equipe de comunicação da Província Pe. Tiago Alberione, com sede em São Paulo-SP.

2 comentários em ““MULHERES NÃO PODEM ESPERAR””

  1. Leonila, minha,querida irmã. Sinto muito orgulho de ter feito parte de uma parcela de sua vida. Estivemos juntas em tantas lutas. Continue escrevendo, retratando suas vivencas na forma de poesia. Continue denunciar os preconceitos e o racismo que sua sensibilidade transforma em versos. Grande abraço. Que seja o primeiro livro. Esperamos mais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar