Participamos, de 08 a 10 de março de 2024, na terra de Maria, Marilândia no Espirito Santo, de uma missão promovida pela CRB de Vitória. Éramos 26 religiosos, religiosas, seminaristas e uma leiga.
Esta missão teve como objetivo a animação missionária das comunidades rurais da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, Diocese de Colatina/ES, que tem ao todo 36 comunidades, sendo a grande maioria na zona rural.
O padre Neil Joaquim de Almeida (pároco), nos acolheu com grande entusiasmo. Valorizou os diversos carismas e nos enviou para 11 comunidades. Cada equipe missionária foi acolhida nas famílias. É importante ressaltar que toda a paróquia já tinha se preparado e organizado com grande zelo para este momento.
Em cada comunidade, as lideranças participaram ativamente, acompanhando-nos nas visitas familiares, com bênçãos das casas, dos doentes, e das lavouras de café, cujo plantio é predominante na região.
Sentimos que foi um verdadeiro encontro de fraternidade, vivendo uma profunda e recíproca experiência de fé, de escuta, diálogo e motivação. Na celebração de ação de graças pelo momento vivido em missão, ficou o convite e pedido para a CRB retornar e dar continuidade, nas comunidades que ainda não foram visitadas.
O povo das comunidades ficou muito grato pela presença da vida religiosa e não se cansava de agradecer. Voltamos com o coração agradecido e transbordante de alegria.
Irmãs Amelzia Maria da Soledade Dias e Gabriele Camelo Moraes, sjbp
O Bom Pastor conhece suas ovelhas. Que bom que levou vocês a fazer uma experiencia bela integrada com diversas congregações religiosas. Vocês mostram que é possivel construir um novo mundo. Que esta experiencia em Marilândia seja uma porta aberta pra outras iniciativas e assim poderem ajudar os jovens das comunidades a entrarem neste projeto de amar e servir o rebanho do Senhor, ferido e machucado e sem pastores para lhes acompanhar.
A Igreja no Estado do Espírito Santo é uma igreja sempre com corações ardentes e sinodal.
Que bom que vocês puderam está junto nesta missão.