CooperadoresNotícias
INSTITUTO SANTA FAMÍLIA
A finalidade é a santificação da Vida Conjugal e familiar
No dia 22 de fevereiro de 2024, houve um encontro online com a presença de dois casais que já celebraram os votos no Instituto Santa Família com mais alguns casais, que foram convidados para conhecer o Instituto Santa Família. Estava presente, neste encontro, o Padre Devid Rodrigues dos Santos Tavares – Sacerdote Paulino e eu, Ir. Lusineide Cardoso de Melo – das Irmãs de Jesus bom Pastor-Pastorinhas.
O Pe. Devid que coordenou o encontro, pois ele, em nome de toda a Família Paulina, no Brasil, é o primeiro responsável de acompanhar os Institutos que fazem parte da Família Paulina, ele tem o mandato do superior geral dos Padres e irmãos Paulinos.
Foi um encontro bem descontraído, o senhor Eduardo Burin e sua esposa, que já pertencem ao Instituto Santa Família, fez uma breve apresentação do Instituto e do carisma especifico, que Pe. Alberione, inspirado por Deus, designou aos membros do Instituto. Eles contaram como conheceram o Instituto e como tem sido a vivencia como família pertencentes ao Instituto. O casal Alexandre e Elisangela, também deram o seu testemunho de como conheceram o Instituto e como tem sido a vivência deles com todo o processo formativo que tiveram e a alegria de fazerem parte do Instituto Santa Família, a alegria de terem abraçado essa vocação como família. Eles falaram que antes participavam de vários movimentos e pastorais na igreja, mas iam separados, mas com a caminhada no Instituto Santa Família, passaram a participar dos movimentos e pastorais junto com os filhos, é a família unida a serviço da igreja, é como família que tem os seus momentos de oração e cultivo da espiritualidade.
Segue um breve resumo sobre o Instituto Santa Família.
“A finalidade do Instituto é a santificação da Vida Conjugal e familiar. Viver um caminho de perfeição evangélica no mundo, inspirando-se na Sagrada Família de Nazaré, modelo, luz e fonte da graça. Os membros acolhem como dom os votos de pobreza, castidade e obediência. Fomentam o testemunho evangélico no ambiente onde vivem e agem: família, trabalho, comunidade eclesial e sociedade. Animam encontros espirituais para famílias, preparam os noivos para o casamento e os pais para o batizado dos filhos, assistem a casais em dificuldade, promovem a vida em seus vários momentos, organizam missões paroquiais, especialmente semanas Bíblicas, difundem, com os meios de comunicação social, o ensinamento da Igreja sobre a família. Procuram responder ao chamamento de Deus para a santidade familiar. E assim colaborar na obra salvadora de Deus, particularmente na família, que é o coração da sociedade. Atualmente estão presentes em 15 países, com 2.700 membros”. (cf. www.paulinos.org.br).
Após a partilha dos dois casais, foi proporcionado a possibilidade para os demais casais fazerem perguntas, esclarecer algumas dúvidas. Foi uma hora e meia de conversa, e todos estavam muito contentes e interessados na proposta. Estavam presentes famílias de Maceió – AL e de Jataí – GO.
Penso que como Família Paulina, precisamos divulgar mais esse tesouro que Beato Pe. Alberione deixou na igreja, precisamos dar uma atenção maior para as famílias brasileiras, pois se queremos uma sociedade sadia e com vivencias cristãs, esse Instituto Santa Família, possibilita as família buscarem a vivencia da santidade seguindo o modelo da Família de Nazaré. Assim, como despertar vocações para as diversas vocações na Igreja.
“Família que reza unida, permanece unida”.
Ir. Lusineide Cardoso de Melo-sjbp