Notícias

ENCONTRO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO, PREPARAÇÃO E CAPACITAÇÃO 

Campanha da Fraternidade - 2024

No dia 30 de janeiro de 2024, o novo bispo Dom Joaquim Carlos de Carvalho, inicialmente celebrou a Santa Missa como já vem acontecendo todas terças feiras do mês e realizou um encontro com todos os colaboradores da Cúria Diocesana, agora como Bispo e não mais como administrador. Convocando a todos a serem expressão de Igreja sinodal, que a Cúria seja sempre o lugar do Encontro, da acolhida, da Escuta, do Perdão.

Nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2024 aconteceu o encontro diocesano de Animação, Preparação e Capacitação – Campanha da Fraternidade que tem como tema: Fraternidade e Amizade Social e Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt.23,8). Quem assessorou o encontro foi o Professor Luiz Inácio Schneider. Contou com a presença de Leigos, dos Padres, religiosas e religiosos. Foi um encontro fraterno e o assessor ao desenvolver o tema baseando-se no Texto Base e na Encíclica Fratelli Tutti – sobre a Fraternidade e Amizade Social, trouxe muitas provocações, apontou muitas problemáticas que existe na nossa sociedade em nível de brasil e mundial e ao mesmo tempo apontou, também, muita esperança, que permeia essa questão da “AMIZADE SOCIAL”.

Dom Joaquim, introduziu o encontro, dizendo que temos que termos sempre em mente, que “todos nós nascemos do coração de Deus, existimos porque assim Deus o quer, portanto somos todos irmãos”.  Acolheu a todos e ao assessor e justificou que durante o encontro teria que se ausentar alguns momentos, mas que “o meu coração está aqui, porque você está aqui”.

O assessor prosseguiu, solicitando que cada pessoa lesse uma frase em que vários autores definiam o que é amizade e falasse o seu próprio nome. “Em todo tempo ama o amigo e na angustia nasce o irmão” (proverbio 17,17). “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos” Sócrates. Essas são exemplos de algumas frases. O assessor perpassou o Ver e o Julgar, de uma forma muito atual e dinâmica.

Na noite do primeiro dia, o Dom Joaquim, encontrou só com os Religiosos e as Religiosas, agradeceu o anel que a vida religiosa presente em Jatai o presenteou e em seguida convocou que todas as congregações encontre meios de se fazerem mais visíveis na vida da Igreja na Diocese, provocou para que haja mais empenho no Serviço de Animação vocacional a nível diocesano.

No segundo dia o assessor do encontro formativo, concluiu a parte do Julgar e entrou com o Agir, foram apresentados varias iniciativas que podem ser realizadas para a vivencia da CF 2024. Concluiu a sua fala com a música – Oração por meus amigos – Padre Zezinho,scj – Paulinas-COMEP – “Abençoa Senhor os meus amigos e amigas e daí-lhes a paz!” Dom Joaquim abençoou a todos e todas e reenviou em missão,

Ir. Lusineide Cardoso de Melo,sjbp

 

Irmã Lusineide Cardoso de Melo, sjbp

Membro da equipe de comunicação da Província Pe. Tiago Alberione, com sede em São Paulo-SP.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar