Notícias

2ª Fase Capítulo Provincial – Caxias do Sul-RS

Nós, Irmãs da Província Jesus bom Pastor, estivemos reunidas em Assembleia na nossa “Pousada Bom Pastor” em S. Pedro da Terceira Légua, do dia 15 a 22 de janeiro de 2024.

      Celebrando o nosso VII Capítulo Provincial, nos encontramos para, em sintonia com as deliberações do 10ºCG, planejarmos a nossa vida e missão para o próximo sexênio 2024-2030.
    Iniciamos a caminhada destes dias com a presença do Pe. Érico Hammes, presbítero da Diocese de Santa Cruz do Sul – RS. Com grande clareza, profundidade e convicção Pe. Érico partilhou conosco uma leitura inteligente e sistematizada da conjuntura mundial e eclesial que vivemos hoje. A realidade de um mundo em constante e rápida transformação nos afeta cotidianamente e nos interpela a buscar soluções juntos, projetando para a frente, apesar da nossa pequenez, vulnerabilidade e fragilidade. Num mundo que tende a ‘fabricar inimigos’ e a eliminar o diverso, necessitamos de plataformas de diálogo, de parcerias mais fortes, de políticas mais ágeis a favor da vida.  Precisamos de mudanças não somente circunstanciais, mas de mudanças estruturais na sociedade e na Igreja. Necessitamos do Espírito Santo para renovar a terra e crescer como uma Igreja sinodal, uma Igreja da misericórdia!
       Do olhar sobre o mundo, no segundo dia, nos abrimos para escutar, com os ouvidos do nosso coração, a realidade do nosso corpo provincial: comunidades, caminhos realizados, projetos em andamento, situação econômica, desafios… Um olhar para esta nossa família com carinho e esperança!
        No terceiro dia, a parte da manhã foi dedicada ao aprofundamento do Objetivo geral da Congregação para o próximo sexênio. Irmã Sandra M. Pascoalato partilhou conosco a sua reflexão, trabalhando, sobretudo a dimensão bíblico-carismática da primeira parte do Objetivo: “Plasmadas pelo amor de Jesus bom Pastor…”. A pesquisa sobre diversos textos da Escritura nos permite dizer que reconhecer que Deus é o oleiro que continua plasmando a humanidade e o universo inteiro, é próprio do ‘espírito de sabedoria’ e do ‘espírito de profecia’. O segredo é pedir a Deus ‘um coração escutante’ e um ‘ouvido de discípulo’ que, ‘de manhã em manhã se deixa despertar pelo Senhor para ouvir a sua Palavra’.
             Na parte da tarde, a Irmã Ângela Soldera ajudou-nos a refletir sobre o tema: ‘A Cultura Digital: Incidência e Implicações para a missão pastoral hoje’. Texto significativo citado pela assessora, foi o documento “Rumo à presença plena. Uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais”, do Dicastério para a Comunicação. Assim inicia o documento: «Foram dados grande passos na era digital, mas uma das questões urgentes que ainda deve ser abordada é o modo como nós, enquanto indivíduos e comunidade eclesial, devemos viver no mundo digital com “amor ao próximo”, genuinamente presentes e atentos uns aos outros na nossa viagem comum ao longo das “rodovias digitais”. Com efeito, a questão já não é se, mas como devemos participar no mundo digital». Tal provocação nos impele a continuar aprofundando a temática.
           Nos dias que se seguiram nos dedicamos propriamente ao Planejamento Provincial para os próximos seis anos, segundo as Áreas: Missão, Seguimento a Cristo, Serviço de Animação Vocacional, Formação e Serviço Evangélico da Autoridade e Administração, e à definição do que assumirmos para o ano de 2024.
Foram dias de trabalho intenso, mas vivido com leveza e participação, também porque facilitado pelo trabalho que previamente havíamos realizado nas nossas comunidades.
           

 Muitos os aspectos que contribuíram para este momento tão importante para a nossa caminhada provincial: o ambiente acolhedor, os conteúdos pertinentes e desafiadores, a metodologia usada na condução dos trabalhos, o serviço de moderação e outros prestados por diversas irmãs, os momentos orantes e celebrativos, a partilha que cada comunidade fez sobre a sua vida e missão, o passeio todas juntas, a convivência fraterna e serena, a oração de irmãs e pessoas amigas…
           E… coroando a caminhada da semana, a linda celebração eucarística, louvando e a agradecendo a Deus pelos 60 anos de Vida de Pastorinha das Irmãs: Edviges Bortolotto e Maria Sartori.

          Despedimo-nos com um almoço de festa, de alegria e com um grande desejo de reabraçarmos o povo que Jesus bom Pastor nos confiou. A Deus nosso Bom Pastor, a todos que nos acompanharam nestes dias com sua prece, a nossa infinita gratidão!

                                                                     Pelo grupo, Ir. Sandra M. Pascoalato, sjbp.

 

Irmã Suzimara B. de Almeida

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor, com sede em Caxias do sul-RS

2 comentários em “2ª Fase Capítulo Provincial – Caxias do Sul-RS”

  1. Louvado sejas Senhor pelo teu imenso amor! Pela tua presença amorosa que nos acompanha através destas nossas Irmãs. Que teu Espírito Santo encontre em todos/as nós um coração generoso, ‘escutante’. Que sigamos juntos aprendendo uns com os outros/as. Graça e Paz! Amém.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar