NotíciasVocação

DESPERTAR PARA A GRANDEZA DA PALAVRA

MISSÃO EM SÃO DOMINGOS DO PRATA-MG.

MISSÃO EM SÃO DOMINGOS DO PRATA-MG.

Há três anos, recebemos o convite do Padre Elson Vital dos Reis para colaborar na Semana Santa em sua paróquia de São Domingos de Gusmão, na cidade de São Domingos do Prata, situada na região leste de Minas Gerais. Com a chegada da pandemia e por outras dificuldades internas, ficamos impossibilitadas de responder ao seu pedido. Com a diminuição da pandemia, com reorganização interna, com a liberação de Ir. Rosilene de Lima, responsável pelo SAV e atividades missionárias itinerantes, com a colaboração de outras Irmãs, foi possível responder ao pedido do Padre Elson, não só colaborar na realização da semana santa, mas também um pós semana-santa, com formação para as lideranças.

São Domingos do Prata pertence à Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano. É uma área com comunidades em sua maioria rurais. Ao todo são 52 comunidades organizadas em 12 setores.

Na noite de 31 de março, Ir. Genoveva Fogaça e eu Ir. Rosilene de Lima, chegamos à casa Paroquial da cidade de São Domingos do Prata, aonde também já haviam chegado seminaristas da diocese e religiosos para ajudar na semana santa, devido a extensão territorial da paróquia.  A nossa missão em São Domingos do Prata durou duas semanas consecutivas. A semana Santa nós passamos com a comunidade São Sebastião, em Teixeira, um pequeno povoado, onde habitam famílias em que predominam adultos e idosos, pois os jovens precisam estudar e trabalhar fora. Fomos bem acolhidas, ficamos numa casa da Igreja – casa paroquial, onde tínhamos o necessário para passar a semana.

Além de animarmos as celebrações, também visitamos as pessoas mais idosas e enfermas. Visitamos a escola, nos entrosamos bem com a direção, professores e com os alunos, principalmente com as crianças, depois, quando nos viam pelas ruas, nos saudavam dizendo: “oi pastorinhas”. Quanto às celebrações, as cerimonias foram bem vivenciadas. Por ser um povoado rural e para uma maior participação, as celebrações sempre foram às 18:30hs. Foi uma semana de retiro com muita esperança, alegria e paz para o povo.

Na Semana da Oitava da Páscoa, no dia 11 de abril, voltamos para a matriz e iniciamos as formações, para catequistas e lideranças das comunidades.  Foram 04 noites formativas, grupos diferentes, por isso foi possível aplicar o mesmo conteúdo a todos. O grande tema da formação foi em torno do primeiro pilar proposto nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): o Pilar da Palavra de Deus. O objetivo foi: despertar para a grandeza da Palavra, como fonte da evangelização e de todas as atividades eclesiais. Utilizamos conteúdo do Magistério da Igreja, principalmente os do Papa Francisco. Conteúdos de Frei Carlos Mesters: linha do tempo e critérios para ler a Bíblia, dando o enfoque à Lectio Divina.  As formações ocorreram sempre das 18 às 21 horas, e na última parte dos encontros, fizemos oficina de Leitura orante com o texto de Lc. 24,13-35, os discípulos de Emaús. As propostas formativas foram bem acolhidas e apreciadas por todos. Sentimos o coração dos participantes arder. É um povo sedento!

Além das atividades formativas, a pedido do Padre Elson, percorremos todas as comunidades e setores da paróquia para conhecer e ter uma noção da realidade. Sentimos que a dificuldade maior são as grandes distâncias e, as estradas nem sempre favorecem, às vezes o povo fica impossibilitado de participar devido as chuvas …. O povo é simples, acolhedor e sedento, ficam muito animado com a presença de missionários.  Também pudemos participar da ordenação presbiteral do diácono William Moreira, em Santana do Paraíso sua cidade natal. Ele fez sua experiência pastoral na paróquia de São Domingos do Prata.  O grande anseio do Padre Elson e do povo é que pudéssemos nos inserir lá e ajudar. Diziam a nós, os que os discípulos de Emaús disseram a Jesus: Fica conosco!

Agradecemos de coração, essa oportunidade gratificante!

Irmãs: Rosilene de Lima-sjbp

e Genoveva Fogaça-sjbp

Irmã Lusineide Cardoso de Melo, sjbp

Membro da equipe de comunicação da Província Pe. Tiago Alberione, com sede em São Paulo-SP.

1 comentário em “DESPERTAR PARA A GRANDEZA DA PALAVRA”

  1. Esta experiência mostra que estamos sintonizadas com as palavras do Papa Francisco: ser Igreja em saída. Gratidão por vocês terem ido saborear o cheiro destas ovelhas distantes e com sede de Deus. Que o Bom Deus nos ajude a colocarmos sempre mais nossos pés nestes lugares de evangelização.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar