Dia 12 de fevereiro de 2023, domingo de manhã, e o calor já é causticante. O povo da Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Adrianópolis. Missa da Comunidade. E a Igreja neste dia está mais cheia. É que diversos representantes de cada comunidade rural também estão presentes nesta celebração Eucarística.
Claro, é a nossa I ASSEMBLÉIA PAROQUIAL DE PLANEJAMENTO ANUAL.
A preparação começou bem antes: foi mandado para cada comunidade três folhas de papel cortada no formato de folha de uva: na folha cor de rosa, para escrever as coisas boas da comunidade; na folha cor amarela, os desafios e na folha cor verde, os desejos para 2023 em relação à comunidade.
Após a celebração da missa, ficamos na Igreja só os que iriam participar da assembleia. Pois, o único ambiente que tem ar condicionado é na igreja matriz, que nos proporcionou uma temperatura agradável para trabalhar.
A apresentação de cada representante da comunidade foi colocando as folhas, o que compôs a árvore da nossa paróquia.
Muitas coisas boas: celebrações eucarísticas/da Palavra, eventos, catequese, festa do padroeiro, terços, formação bíblica e tantas outras coisas boas. A presença das Irmãs Pastorinhas foi ressaltada por diversas comunidades. Mereceu uma grande salva de palma.
Mas quantos desafios: necessidade de formação, de mais missas (e só temos um padre), de mais interesse pela comunidade, de mais união, de preparação litúrgica……Mas, …. são os desafios que nos fazem caminhar.
Foi feito uma parte do calendário para 2023. A complementação sairá de uma reunião entre o Padre Daniel e as Irmãs.
No meio de tudo nos foi servido um delicioso almoço, que ficou ainda melhor, porque compartilhado entre todos, numa roda de conversa bem animada, porque entre irmãos/amigos.
Só temos que bendizer a Deus por este dia. Apesar do ar condicionado, o calor humano nos uniu numa só corrente para fazermos sinodalmente a caminhada de 2023.
Saímos fortalecido/as pela fé e esperança que nos une.
Ir. Ângela Biagioni, sjbp