A 26ª Assembléia Arquidiocesana de Pastoral aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro de 2022, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, localizado na BR 364, em Porto Velho. Reuniu vários representantes das paróquias dos Regionais Porto Velho e Ariquemes, com a presença de religiosos, religiosas, leigos, leigas e padres.
O objetivo dessa assembleia foi de fortalecer a participação, comunhão e a missão na Arquidiocese, tendo caráter auto-avaliativo, e estudo de aprofundamento do Plano de Pastoral Arquidiocesano em vigência (2021-2025).
No primeiro dia foi assessorada pelo Pe. André Luiz Bordigno-Meira vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Campinas –SP; com o Tema: A proposta eclesiológica “em saída” missionária. Primeirear processos.
Para a fase preparatória Pe. André propôs algumas chaves de leitura, para uma melhor compreensão dos documentos do Papa Francisco: Evangelii Gaudium; Laudato Si; Fratelli Tutti, Amoris Laetitia; Christus Vivit; Querida Amazonia. O objetivo foi aprofundar a teologia presente na Evangelii Gaudium como dinâmica irreversível do Concilio Vaticano II, para possibilitar as comunidades eclesiais se tornarem mais missionárias. Elas possibilitarão construir novos processos a luz da Kenosis do lava-pés (Jo 13,1-17), indo ao encontro dos feridos e despertando a sinodalidade com misericórdia (Lc 10,25-37). Uma Igreja nova mais missionária, misericordiosa, alegre, evangélica, samaritana e amiga da criação.
A celebração na manhã de domingo (20), foi presidida pelo Arcebispo Dom Roque Paloschi. Durante a celebração foi realizada o envio da nova coordenação do Conselho de Leigos. Durante a assembleia foi possível fazer avaliações, registros, votações e encaminhamentos, além de uma panorâmica dos trabalhos nas comunidades.
A 26ª assembleia encerrou com envio dos missionários e missionárias para continuidade dos trabalhos sob a luz do evangelho de uma igreja presente em saída.
Ir. Rosilda de Lima
Deus abençoe vcs queridas irmãs