Notícias

Nosso Foco: Juventude

 

Ao tentar um novo espaço para a evangelização, precisamos acertar o tema a ser desenvolvido e o momento. Parece que acertamos, em cheio, em propor para as escolas estaduais de Ribeira, de Itaóca (SP) e as de Adrianópolis (PR) para discutir com os alunos do ensino médio, sobre os impactos da mineração local.

Contamos com a assessoria do João Trevisan e de Frederic Carmelle Breyton, ambos do MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração, com sede em São Paulo.

Trouxeram muitos dados, que despertou interesse nos alunos, porque a maioria deles já vive as conseqüências de se ter mineração próxima às moradias: tremores pelo uso de dinamites para estourar as rochas, casas rachadas, poluição ambiental, poeira e risco de rolamento de pedras dos morros dinamitados.

Já foram realizadas as palestras nas escolas: Santa Barbara (Centro), Selbamann (Vila Mota) e Porto Novo, todas de Adrianópolis e na Escola Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) da cidade de Ribeira. Na semana do dia 23/06 serão realizadas nas Escolas do Município de Itaóca e, em agosto, nas escolas do Bairro João Surá (Adrianópolis) e Pavão (Itaóca).

Vejam o que disseram dois diretores:

Profº Benvindo, da Escola Diógenes, de Ribeira: “As portas da escola estão abertas pra vocês. Os alunos também gostaram das interações e falas sobre os impactos ambientais na região”.

Profº Junior, da Escola Santa Barbara (Centro/Adrianópolis): “Olha, eu que agradeço. O trabalho de vocês é maravilhoso e, sim, vamos planejar outros encontros, que a criançada gostou muito. As crianças e os professores disseram que foi muito bom (…) É bacana, Vamos sim já pensar em outros momentos e a escola sempre estará aberta para novos conhecimentos e debates, sempre priorizando o bom desenvolvimento nosso, no nosso dia a dia.” 

Aproveitamos também o momento com a juventude para nos apresentar e distribuir um cartão vocacional, confeccionado para este momento. Esperamos que dê frutos.

Irmãs: Angela Biagioni e Sueli Berlanga

Irmã Gabriele Camelo

Membro da equipe de comunicação da Província Pe. Alberione, com sede em São Paulo-SP

1 comentário em “Nosso Foco: Juventude”

  1. Felicitações as irmãs Angela e Sueli por esta iniciativa. Um abraço a vocês e sejam perseverantes neste trabalho desafiador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar