Notícias
Gloriosa festa da Penha Vitória e Vila Velha – ES
Desde 1571, todos os anos acontece a festa religiosa dedicada à Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado do Espírito Santo, conhecida e vivenciada pelos fiéis como Oitavaria da Penha. Esse grande festejo se realiza durante a semana da Oitava da Páscoa, tendo como objetivo celebrar as alegrias de Nossa Senhora, sobretudo pela grande vitória da Ressurreição do seu Filho Jesus.
Ocupando o terceiro lugar nas festas marianas do Brasil, este evento reúne milhares de pessoas vindas de todos os lugares do país, mas especialmente do estado, visto que a organização contempla todas as Dioceses do estado do Espírito Santo. Este evento, que aconteceu de 17 a 25 de abril do corrente ano, é de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba.
Entre as atividades programadas pode-se destacar: romarias religiosas, vários movimentos e classes sociais, categorias e tradições folclóricas e religiosas existentes no estado, shows com cantores locais e de outras localidades, e outros. Grande destaques são as congadas que não tem quem resista não participar.
Este evento consegue também arrecadar toneladas de alimento que serão distribuídos para as pessoas necessitadas das periferias de nossas paróquias.
Também a CRB, juntamente com os seminaristas é responsável por uma das missas que são dezenas durante o Oitavário. Com grande participação de todas as Congregações também nós, Pastorinhas, estamos sempre presentes dando a nossa colaboração. Sempre aproveitamos para conhecer mais e aprender com a religiosidade deste povo tão devoto da Mãe de Jesus.
É emocionante e gratificante ver e participar desse grande acontecimento que marca profundamente a história desta Igreja, pela presença de pessoas de todas as classes sociais que chegam cansadas e famintas pelo longo trajeto percorrido, mas de coração agradecido pelas graças alcançadas e pela alegria de poder estar participando. Por tudo demos graças!!!
Irmã Inês do Prado
Muito bem! Parabéns pela comunicação de belas notícias!
Povo entusiasmado. Felicitações as Pastorinhas que subiram e desceram o morro da Penha.