Notícias

Alegria do reencontro de família!

Assembleia, encontros e jubileus das Irmãs Pastorinhas - Província de Jesus Bom Pastor

Nós Irmãs Pastorinhas nos reunimos em assembleia de 27 a 31 de dezembro de 2021. A alegria estava estampada no rosto de todas por ter a possibilidade de se encontrar depois de dois anos sem encontros assembleares presenciais. O encontro foi rico em comunicações tanto por parte das distintas equipes como por parte das irmãs das comunidades. 

 Reunião da equipe de animação vocacional

Antecedendo a Assembleia, no dia 27 de dezembro durante o dia aconteceu a reunião das irmãs da equipe ampliada do serviço de animação vocacional da província. Foi uma riqueza a partilha da caminhada e iniciativas ocorridas em cada local, mesmo durante a pandemia, com encontros presenciais e online com a juventude. Além de avaliar a sua caminhada a equipe fez a programação para continuar semeando e ajudando cada jovem a descobrir o sonho de Deus para a sua vida.

 Partilha sobre o 8º Intercapítulo da Congregação

No dia 27 de dezembro à noite, aconteceu a abertura oficial da Assembleia. Com alegria recebemos a mensagem da Superiora Geral, Ir. Aminta S. Puentes e de outras irmãs, Cooperadores e pessoas amigas.

Vivenciamos na primeira parte da Assembleia, por meio da Provincial Ir. Adriana Cortelini  o repasse do 8º Intercapítulo acontecido de forma online no mês de setembro. Isso ocorreu com momentos de oração, estudo, aprofundamento em grupo, com conteúdos profundos que nos colocaram em comunhão com a caminhada da Congregação no mundo. Nos trabalhos em grupo, a partir do Intercapitulo, foram apontadas as luzes e os desafios ,bem como caminhos para aplicar as intuições do mesmo para a vida e a missão das Pastorinhas em nossa realidade.  

Um lindo e sentido momento orante foi a apresentação e a entrega do Projeto da LEITURA SAPIENCIAL DO CARISMA PASTORAL (LSC). Este fortaleceu a esperança e o compromisso de levar adiante um fecundo aprofundamento do nosso carisma.

 Relatório do Quadriênio e troca da equipe de Governo

A equipe de governo que estava concluindo seu período apresentou-nos o Relatório do quadriênio socializando as iniciativas e gerando alegria diante da consciência de que apesar da pandemia, foram realizadas tantas atividades e com muita criatividade. Sentimos como a mão amorosa do Deus Pastor conduziu nossos passos com ternura e vigor.

Além disso, foi apresentado o relatório econômico do quadriênio, e outros assuntos da vida da Província: acompanhamento da saúde, caminhada da Casa Jesus Bom Pastor e Escola Jesus Bom Pastor, síntese da caminhada da Associação Cooperadores Paulinos AJBP. Tudo isso permeado pela vida e participação das presentes; alegrou-nos o coração por perceber “a mão do Senhor” guiando nossos passos.

No final da tarde do dia 29, numa celebração comunitária, vivenciamos a troca de equipe de governo provincial. Foi simples, sóbria, mas carregada de significado. Foi enfatizada a dimensão de serviço com as atitudes do Bom Pastor e o símbolo foi a luz e o cajado. Deixar-se iluminar e ser luz para pastorear do jeito de Jesus Bom Pastor que conhece, ama e dá a vida por suas ovelhas. Agradecemos às irmãs Adriana Cortelini, provincial, e às irmãs Inês Postal, Rejane Maria Deluchi, Marlene de Souza e Suzimara B. de Almeida, conselheiras, pelo serviço prestado ao longo dos quatro anos. Acolhemos com ternura e espírito de corresponsabilidade a nova equipe de governo: Ir. Vanda T. Bisato, provincial e irmãs Eunice Grespan, Isabel Breda, Marlene de Souza e Suzimara B. de Almeida, conselheiras que iniciam seu serviço.

 

 

 

 

 

Memórias do Caminho

Outro momento significativo foi a noite “Memórias do caminho” na qual nos foi apresentado pela equipe responsável, o projeto do Museu da Província e a narração da história dos objetos. Várias Irmãs participaram recordando a história. Houve alegria e admiração por parte das Irmãs com mais idade, pois, puderam recordar fatos passados e, também das novas por poder tomar conhecimento das vivências mais antigas.

 Planejamento – rumo ao futuro

No dia 30, após uma breve formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022 por Ir. Ângela Soldera, foi iniciado o planejamento 2022. Este foi realizado de modo participativo, retomando o que as comunidades sugeriram na avalição do quadriênio bem como que saiu das reflexões em Assembleia e do 8º Intercapítulo.

No último dia se retomou o plano para possíveis correções e votação final que foi aprovado por unanimidade. Em pequenos grupos houve a avaliação da Assembleia. Esta revelou muita satisfação por tudo o que aconteceu, desde a preparação até o final em todos os aspectos.

 Conclusão e celebração dos Jubileus

A Assembleia culminou com a celebração Eucarística onde foi festejado as jubilandas de profissão religiosa: 25 anos de Ir. Suzimara B. de Almeida, 50 anos das Irmãs, Irani Munari, Ilda Conte, Maria Helena Santa Catarina, Maria Hetzler e 60 anos de vida consagrada de Ir. Adriana Cortelini, Alba Bellançon, Beatriz Festa, Gema Signor, Lilian Dal Santo e Iolanda Agliardi. Foi uma celebração muito sentida, vivenciada cheia de jubilo e gratidão. Não faltou um rico almoço festivo.

A gratidão primeiramente a Jesus Bom Pastor, aos sacerdotes que vieram celebrar conosco nestes dias: Pe. Ricardo Fontana, Pe. Tadeu Libardi, Arno Brustolin e Frei Marcelo Carvalho, a todos que nos acompanharam com sua prece, especialmente os Cooperadores Paulinos. Por tudo somos gratas ao Senhor.

Pelas participantes, Ir. Albina Bósio e Ir. Suzimara B. de Almeida

Irmã Suzimara B. de Almeida

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor, com sede em Caxias do sul-RS

2 comentários em “Alegria do reencontro de família!”

  1. Parabéns as Irmãs jubilandas! Gratidão a Deus por suas vidas e por ter as escolhidos! Gratidão pelo seu SIM a Jesus que faz a grande diferença em nossas vidas!
    Gratidão por cada minuto de dedicação e amor ao próximo!
    Irmã Iolanda Agliardi parabéns que privilégio fazer parte de sua caminhada e ter você como exemplo de Pastora dedicada e querida. Te admiro muitooo! Com saudades!
    O Bom Pastor proteja com suas companheiras de caminhadas na missão que o Senhor lhes confia. Abraços! 🥰🙏🏼😘🐑🐑

  2. Bendito seja Deus pela vida e missão das senhoras, amadas Pastorinhas! Como é lindo ver as maravilhas que o Senhor realiza através do “SIM” de cada uma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar