Notícias

Encontro Online das Coordenações do grupos de Cooperadores Paulinos AJBP

“A oração é absolutamente necessária.
Não é permitido a um cristão desanimar.” (Alberione)

No planejamento elaborado pela Equipe de Coordenação em março de 2020, em Caxias do Sul, contemplava a realização do 2º Encontro com os Coordenadores. Como estávamos longe de compreender o que seria a agressividade dessa Covid-19, sonhávamos de estarmos todos juntos nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2021, em Cascavel –PR. Contudo, não sendo possível fazermos essa experiência no tu a tu como gostamos, tal como experenciamos através do carisma pastoral, não poderíamos deixar de lado a oportunidade de fortalecer a unidade e celebrar a vida. Então, foi também preciso reinventarmos e como o mundo tem exigido, fazer uso à favor das novas tecnologias, como muito bem ensina nosso fundador Bem Aventurado Tiago Alberione, é preciso “chegar aos homens de hoje com os meios de hoje”… “pregar com os meios modernos” e desta forma, tornamo-nos “alto-falantes de Deus”

Assim, na última tarde do sábado, 13 de fevereiro às 15h, entre as lutas e desafios com a internet, em que nem todos tem acesso com a mesma qualidade no Brasil, foi possível realizar, na modalidade online o  2º Encontro das Coordenações dos Grupos da Província, através da plataforma do Google Meet. Sem medo do  novo tecnológico, estamos dando continuidade à nossa missão de Viver e Anunciar Jesus Bom Pastor Caminho, Verdade e  Vida.

Com um roteiro preparado e rezado com bastante antecedência, tivemos a oportunidade de acolher e interagir com uns 30 integrantes da Coordenação. Entre a emoção e lágrimas iniciais, a palavra foi transferida para a Provincial Ir. Adriana Cortelini que exortou-nos a perseverar no caminho e ser como a brasa que se acende com um sopro, acolher o sopro do Divino Espírito Santo que infunde em cada um vida nova.

O evento prosseguiu com um forte momento de oração, proporcionando uma reflexão para avaliar a nossa fé nesse tempo e o convite a sempre depositarmos a nossa confiança no Senhor que é justo e bondoso.  Cada um foi motivado em seguida a acender a sua vela, renovando a fé e a esperança. Para contemplação da Palavra, cantamos o hino “A Palavra” letra e musica da Ir. Eunice Grespan, e refletimos o Evangelho de São Mateus 5, 13-16: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo!”

 Fizemos Memória da Caminhada 2020, através de fotos dos grupos para ter coragem no presente e manter a esperança no futuro e assim “ser alegre na esperança; paciente na tribulação e perseverante na oração” (Rm 12,12)
“Alegria, linda luz que habita em todos nós
                                   Com coragem entraremos em teu santuário em nós
                            A beleza junta de novo Tudo que se partiu então
                        Todos juntos vamos renascer como irmã e irmão!”

Os grupos então foram motivados a fazer a Partilha da Caminhada à partir da pergunta enviada dias antes aos coordenadores: “Como está a caminhada do nosso grupo – iniciativas, o que está indo bem, dificuldades encontradas, necessidades? Os representantes de cada grupo iam sendo convidados, pelo membros da equipe de coordenação que os representavam. Tivemos a presença de todos os grupos: Rio Grande do Sul: Canela, Bento Gonçalves, Terceira Légua, Santos Apóstolos, Ssma Trindade, Jesus Mestre Pastor; Porto Alegre e Santana do Livramento. Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Bodoquena e Anastácio; Paraná: Pinhais/Curitiba e Cascavel; Roraima: Boa Vista e Tocantins: Conceição do Tocantins. Foi uma riqueza a partilha de cada um, fomentando o desejo de perseverar e buscar juntos soluções para as crises existenciais que surgiram no decorrer deste ano pandêmico que tivemos e que ainda persiste neste 2021.

Apresentou-se um breve relato do Encontro dos GG da FP e a realização da Prestação de contas. Previsto para encerrar às 17:30, o encontro se entendeu até às 18h, pois estavam todos ávidos por estarem juntos, ao menos de forma virtual. Com um momento de interiorização e recolhimento, foi feito uma oração de entrega e bênção com a imposição das mãos.

(Por Nilziany Bandeira Guedes Moretti – Membro da Equipe de Coordenação dos Cooperadores da Província JBP)

Irmã Suzimara B. de Almeida

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor, com sede em Caxias do sul-RS

2 comentários em “Encontro Online das Coordenações do grupos de Cooperadores Paulinos AJBP”

  1. Que Deus seja bendito por este encontro. Quanto ao relato do encontro dos GG e a prestação de contas serão compartilhados com o corpo de cooperadores também?

  2. Sonho com o dia que todos cooperadores participem destes momentos tão ricos de integração partilha oração fortalecimento. Seja no presencial ou no online. Foram momentos especiais em que a Graça nos alcançou mais uma vez. Gratidão!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar