Notícias

Mística Profecia e Novas Relações

Entre os dias 21 a 25 de fevereiro no centro Mariápolis, Vargem Grande Paulista/SP aconteceu o IV Congresso das Novas Gerações (N.G) e o II do Cone Sul.  Estávamos em torno de 181 participantes de diferentes Congregações. Ao longo desses dias contamos com a iluminação bíblica de João 2, 1-11 (Bodas de Caná).

Queremos expressar os pontos fortes que o Congresso nos apresentou, como também as provocações e inquietações que ficaram em nós.

De modo muito particular, sentimos um profundo tempo de kairós, no qual pudemos beber de novos vinhos, dentre eles destacamos: a calorosa convivência, as partilhas de vida, a animação, a diversidade, a sinergia, as relações fraternas de quem vive as mesmas lutas e também as mesmas alegrias como juventude da VRC. Foi tempo ainda de reafirmar a opção que fizemos ao seguimento à Pessoa de Jesus de Nazaré, bem salientada na mística baseada nas diferentes realidades e no contexto que nos encontramos em nível social e político.

Foi incrível ver e presenciar a acolhida mútua do grupo, dar-se conta que não estamos sozinhas, tem mais gente trilhando o mesmo caminho. De tal forma, foi surpreendente ver tantos rostos com sua singularidade, enriquecendo a Vida Religiosa de diversas expressões culturais que compõem o nosso país e o mundo. O sorriso, a dança, a forma de ser e agir de cada participante nos fez perceber que estamos mais abertos para respeitar a diversidade e somar, juntos na construção do Reino de Deus.

São evidentes os anseios, os medos, as preocupações que carregamos, e ao mesmo tempo, é bonito ver a maturidade do grupo em apresentar suas mazelas com liberdade e clareza sem condenação, nem mesmo julgamentos. Destacamos também o comprometimento das Novas Gerações com as causas sociais, a coragem de abraçar os gritos da humanidade sofrida, e de fazer opções concretas pelas minorias.

  Tivemos a assessoria de Ir. Sirley do Rocio G. Cordeiro, IDP, Ir. Anette Havenne, o Sociólogo Carlos Eduardo Cardozo que nos ajudaram a dar-nos conta da necessidade de trocarmos as vasilhas que muitas vezes já não servem mais e, com ousadia, adquirir novos odres os quais serão preenchidos de novos sabores.

 Notamos que tem uma galerinha muito disposta a dar continuidade à missão da VRC, e os assessores nos ajudaram a pontuar que queremos sim permanecer, porém com uma roupagem nova, deixando de lado os vinhos de má qualidade: autoritarismo, abuso de poder, ativismo, acumulação de bens, falta de testemunho, relações quebradas; o peso das estruturas; comodismo, autossuficiência, desequilíbrio humano. […]

Após as considerações surgiram alguns desafios: dar-se conta de onde foi que perdemos nossos sonhos; pensar formas de estruturas que geram vida; resgatar os valores inegociáveis; perceber que a essência do sagrado não está mais no fazer e sim no ser. Compreender o trabalho como ajuda para romper o aburguesamento; busca constante do equilíbrio para uma formação integrada; cuidar com o infantilismo em nossa formação; cuidar com os Subterfúgios: refúgios em coisas que não competem a VRC.

Compreendemos que nós, Novas Gerações, refletimos um pouco o contexto das juventudes da sociedade atual, com uma bagagem de entusiasmo pela vida, mas também com ansiedades, medos, tristezas porque nem sempre sabemos sair da “falta” de vinho. Todavia, revigoradas pelo vinho novo saímos do congresso cheios de esperança que algo diferente e bom podemos fazer e depende de nós, que somos o futuro, mas principalmente o presente de nossas congregações.

Gratidão pela oportunidade que nos foi proporcionada e por sentir que a CRB tem um cuidado especial pelas N. G, sendo esse abraço de acolhida de quem somos e do que trazemos para somar na VRC e na sociedade do bem viver.

                                                                    Ir. Jeaniele Xavier da Silva e                                                                             Ir. Gleiciane de Lira Santos

 

Irmã Maria Jeane Bezerra Aguiar

Membro da equipe de comunicação da Província Pe. Alberione, com sede em São Paulo-SP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar