Notícias

Caminhada em conjunto

Equipes das duas províncias do Brasil, Refletem, partilham, avaliam e crescem na comunhão

Nos dias 02 a 07 de outubro de 2019, as equipes de Formação, Pastoral vocacional/SAV e Governos, da Província Jesus Bom Pastor e Província Padre Alberione, reuniram-se na Casa Jesus bom Pastor-Terceira Légua/Caxias do Sul-RS.

O encontro das equipes de Formação teve como tema: Revisitar as Orientações para Aplicação do Plano Geral de Formação e Estudos. Ir. Suzimara Barbosa e Ir. Maria de Lourdes Lara assessoram o grupo, utilizando a metodologia alberioniana Verdade Caminho e Vida. No primeiro momento, com base em pesquisas, nos introduziram na realidade em que os jovens se encontram, hoje, mergulhados num contexto do mundo virtual e digital, no qual, o que vale não é mais a transmissão de valores de geração a geração, mas sim o aqui e o agora.

Num segundo momento revisitamos o quadro da gradualidade dos objetivos nas etapas de formação; o quadro sinótico = visão geral da formação; o quadro das quatro rodas: pobreza, piedade, estudo e apostolado; roteiro dos conteúdos para cada etapa de formação. O encontro contemplou momentos de reflexão em pequenos grupos, momentos pessoais e momentos orantes.

Foram dias de muita riqueza e alegria por estarmos juntas e constatarmos que a Aplicação do nosso plano de Formação, mesmo tendo passado 10 anos de aprovação, continua sendo bem atual em seu conteúdo, como também, por averiguarmos que houve várias experiências de aplicação com êxito.

No dia 05 nos dedicamos de modo especial à Pastoral Vocacional/SAV. Iniciamos nosso encontro com um momento de espiritualidade à luz do texto do Evangelho do dia: “O retorno dos 72 discípulos! ” Logo após, foi trabalhado com o grupo, um dos temas abordados no 4º Congresso Vocacional, que aconteceu em Aparecida – SP. Com um vídeo sobre o Congresso de modo geral, o grupo foi adentrando no espírito do encontro. Depois, as Irmãs tomaram conhecimento de um dos conteúdos ministrados no Congresso da autoria de Padre Amedeo Cencini: “A primeira geração que discerne: do abandono da fé, à graça da escolha”. Em grupos foi refletido os tipos de sensibilidades apontadas pelo autor que precisam ser ativadas para se chegar a um discernimento.

Da reflexão e partilha surgiram propostas concretas para serem trabalhadas em conjunto no SAV das duas Províncias. Foi um momento de fortalecer os laços entre nós e reavivar o dom de nossa vocação na Igreja.

No dia 06, reuniram-se só as equipes de Governo que partilharam e refletiram sobre o resultado das fichas 1 e 2 sobre o processo de Reconfiguração, as quais foram respondidas pelas irmãs das duas províncias. Notamos que todas as irmãs foram muito verdadeiras e transparentes, expressando o desejo de comunhão e de continuarem no processo de reconfiguração, sem pressa de chegarem a uma conclusão e sim crescermos sempre na espiritualidade pastoral.

No dia 07 encerramos as nossas atividades, na missa presidida pelo Frei Marcelo Carvalho, celebramos os 81 anos de existência da nossa Congregação com a presença das irmãs das comunidades próximas. Por tudo demos sempre graças a Jesus Bom Pastor, que nos guia em nossa missão.

Ir. Rosilene de Lima- sjbp e Ir. Aneti Maria Neumann-sjbp

Ir. Genoveva Fogaça-sjbp e Ir. Lusineide Cardoso de Melo-sjbp

Irmã Suzimara B. de Almeida

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor, com sede em Caxias do sul-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar