Notícias

“Meus Cooperadores no Evangelho”

Cooperadores Paulinos AJBP da Província Jesus Bom Pastor realizam Encontros Regionais no RS e MS

Reunirmo-nos como Cooperadores Paulinos Amigos de Jesus Bom Pastor, é sempre um momento ímpar em nossas vidas. Sentir a viva chama do amor, da fé, da esperança e da ousadia Paulina presente nesta família.

Em Caxias do Sul o 13º Regional aconteceu no dia 25 de agosto e em Campo Grande-MS o 11º Encontro Regional, no dia 15 de setembro. Foi a “culminância” da caminhada de aprofundamento que fizemos em cada um dos grupos da Província: “Paulo Apóstolo – Paixão por Cristo que transforma numa vida missionária” e “Uma rede de colaboradores: homens e mulheres”.

Os encontros foram plenos de muita animação e participação. A nossa Provincial, Ir Adriana Cortelini nos dirigiu palavras de acolhida e incentivo: A alegria de pertencer a uma Família, trouxe presente que Paulo é para nós modelo de mística, espiritualidade e misssionariedade. Lembrou-nos de que São Paulo nos interpela à conformação em Cristo e ao contemplar a nossa alegria, entusiasmo e participação percebe que estamos deixando ser conformados pelo Espírito Santo, como filhos(as) amados(as). Exortou-nos a dizer e viver “Minha vida é Cristo”, e que precisamos continuar sendo colaboradores para despertarmos novos colaboradores. Ainda nos exortou, neste Ano Vocacional, a reavivar o dom de Deus em nós, fazer uma avaliação qual dom precisa ser reavivado, reacendido e assim como São Paulo, não recebemos espírito de medo e covardia, mas de amor e sobriedade.

Nos dois encontros, a equipe de Coordenação Provincial preparou uma feliz pauta para o nosso dia. Já na oração inicial assistimos ao vídeo do nosso fundador que dizia “Quando há um bom pai, ele deixa como herança aos seus filhos, suas filhas, seu caráter bom, dócil e sociável.” Afirmava, então, que temos esse pai que é São Paulo… A certa altura dizia que “ele não deu nada além do que ele havia recebido de Jesus Cristo”. O Bem-Aventurado Pe Tiago Alberione com uma voz bem mansa falava ainda que deveríamos aproximar de São Paulo e assim seremos ensinados sempre mais.

Neste momento também tivemos a encenação da conversão do Apóstolo Paulo conduzida pelo grupo de Conceição do Tocantins.

Na sequência, em ambos regionais, os grupos participaram com encenações da vida de alguns Cooperadores do Apóstolo Paulo e como cooperaram no anuncio do Evangelho. Cada encenação era aprofundada pessoalmente e no pequeno grupo, verificando como iluminam a nossa vocação de Cooperador(a). Encontrarmo-nos “na pele” destes colaboradores proporcionou profunda reflexão da nossa prática cristã.

O período da manhã foi muito bem finalizado com um momento profundo que tivemos, ao lado do Bom Pastor com a Adoração Eucarística. Diante de Jesus fomos interpelados “Que tipo de Cooperador estou sendo? Um Cooperador reavivado na fé ou desanimado? Faço a diferença no meu grupo ou estou abandonando a caminhada?”. Com as palavras de Alberione: “Começar é comum a todos. Perseverar é próprio dos espíritos fortes.” fomos convidados a entregar toda a nossa realidade nas mãos do Divino Mestre Pastor. E assim, diante de Jesus como Paulo Apóstolo, permanecemos um tempo maior para o nosso diálogo com Cristo.

Na parte da tarde tivemos espaço para a Fila do Povo, onde cooperadores de diversos grupos puderam falar um pouco das experiências, sucessos ou dificuldades que o grupo passa, bem como a nossa vivência como Cooperadores/as. Um momento rico de demonstração do protagonismo dos membros desta Associação ao vermos tanta riqueza que acontece nas comunidades de cada cooperador. 

Também tivemos espaço para a prestação de contas do Caixa comum da Associação e reflexão sobre como fomentar o sustento financeiro em vista do bem comum de todos os membros.

Como último assunto da tarde, tivemos um momento de reflexão em grupos para a indicação de nomes de Cooperadores para compor a nova equipe de coordenação em nível de província.

No final dos dois encontros, em pequenos grupos, avaliamos o dia de encontro. Foram destacados, entre outros aspectos que os Encontros foram um coroamento daquilo que estava sendo estudado nos grupos; um reavivar da fé, trazendo ressignificação na caminhada. Ao aprofundar no conhecimento de São Paulo e seus Cooperadores, cada participante pode se “encontrar” nas Cartas Paulinas em meio às lutas, desafios, perseverança e até mesmo no esfriamento da fé de alguns. Despertou-nos ainda mais o desejo de imitar sempre mais a vida e missão do nosso pai e dos seus colaboradores que foram fieis ao chamado. Ademais o encontro provocou a alegria do reencontro, do conhecer novos cooperadores e sua realidade, deixando em todos o saudável sentimento de viver nesta Família Paulina.

Os dois encontros foram concluídos com a celebração eucarística. No RS, presidida pelo Padre Abramo, Paulino, e no MS pelo Pe. Marcelo de Brito, diocesano.  Por tudo damos graças a Deus.

Pelos grupos, Cooperadora Nilziany G. Moretti e Ir. Suzimara B. Almeida

Irmã Suzimara B. de Almeida

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor, com sede em Caxias do sul-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar