Notícias

Retiro para os Catequisandos da 1ª Eucaristia e Anastácio/MS

Eucaristia: Família, comunidade e Sociedade em comunhão!

“As crianças aprendem a amar na família, porque aí são amadas gratuitamente;
aprendem a estimar os outros, porque são estimadas;
aprendem a conhecer o rosto de Deus, porque recebem
a primeira revelação d’Ele de um pai e de uma mãe, com toda dedicação.”

(Youcat, 87)

 

Com muita alegria e vivacidade a coordenação de catequese, junto com as catequistas e as Irmãs Pastorinhas, proporcionaram um retiro para os 40 catequisandos que se preparam para receberem o sacramento da Eucaristia. O encontro aconteceu no salão da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Anastácio/MS.

Refletiu-se o tema Eucaristia: família, comunidade e sociedade em comunhão. O encontro desenvolveu-se com oração, reflexão, aprofundamento, dinâmicas que ajudaram a compreender um pouco mais o verdadeiro sentido do sacramento da Eucaristia na vida do cristão católico.

Ser família está na genética humana: pertencemos a Deus Trindade e este nos dá a graça de pertencermos a uma família humana. Esta é a MARCA REGISTRADA que todo cristão carrega dentro de si, isto é, a marca da Santíssima Trindade. No Youcat lemos no número 271: A família é em ponto pequeno o que a Igreja é em ponto grande: a imagem do amor de Deus na comunhão.

Jesus Cristo escolheu permanecer junto a sua Igreja na forma de pão e vinho. Isto é para o cristão motivo de fé e gratidão.

Muitos grãos de trigo, muitos cachos de uva, muitas são as vidas entregues, transformadas, doadas, colocadas no altar da vida junto com o Cristo Eucaristia. Tudo para que o Corpo de Cristo, que é a sua Igreja, continue com o caminho por ele iniciado. Para que? Para que todos tenham mais vida e vida em abundância (Jo 10,10). Quando a família está bem, o país está bem; quando o pais está bem, a grande comunhão humana vive em paz (LÜ BU WE 300 a.C., filósofo chinês, 370). Esta é a grande verdade de uma vivência sadia em família. Esta é a construção de Vida que a Eucaristia proporciona, pois o que se aprende a ser na família, com certeza leva-se para a vida da comunidade/Igreja e também para a sociedade.

Quando o cristão católico compreende e vive o sentido profundo da Eucaristia a vida fica mais leve e bonita. Por isso a Eucaristia é o centro da vida da Igreja e por ela todos nos tornamos uma Igreja/comunhão.

Irmãs Vanda Bisatto e Irani Munari

Comunidade de Anastácio/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar