Notícias

PRÉ CONGRESSO VOCACIONAL DO REGIONAL CENTRO OESTE

Aconteceu em Goiânia nos dias 29-31/03 com representantes das Dioceses do Estado de Goiás e do Distrito Federal. O Evento reuniu Leigos, Religiosos e Religiosas, Padres, Seminaristas e seis Bispos.

O tema proposto é o do quarto Congresso Vocacional do Brasil que acontecerá nos dias 05-08/09 em Aparecida do Norte-SP. “Vocação e Discernimento Vocacional”; tema que foi amplamente discutido no Sínodo dos Bispos, em Roma.

As principais atividades realizadas no Pré Congresso foram: palestras, celebrações, oficinas, reflexões, estudos e troca de experiências. A Abertura foi feita pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz que fez reflexões sobre a História da Pastoral Vocacional do Centro Oeste. A seguir, Dom José Aparecido, Bispo Auxiliar de Brasília, deixou sua mensagem aos participantes: “No seguimento de Cristo, Deus não tira nada, Ele dá tudo e conta conosco para renovar a face da Igreja”.

A primeira palestra foi proferida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, Dom Sérgio Rocha. Ele trouxe como novidade a pessoa do Acompanhador Vocacional, termo bastante comentado no Sínodo dos Bispos. Trata-se de um Agente Pastoral que deve acompanhar as Crianças, Adolescentes e Jovens, apresentando-lhes, o caminho do Discernimento Vocacional; isto porque o chamado de Deus é pessoal, mas o discernimento é Eclesial.

A iluminação Bíblica foi feita por Dom Waldemar Passini, Bispo de Luziânia e Presidente do Regional Centro Oeste. O Bispo afirmou que a Vocação não é para uma realização pessoal, mas para dar a vida ao outro como fez Jesus Bom Pastor.

Padre Júlio César, da Arquidiocese de Brasília, falou sobre as indicações práticas para um discernimento vocacional. De modo específico, o discernimento vocacional é o caminho para a descoberta da própria vocação. De um modo amplo é o caminho para a descoberta e a realização da Vontade de Deus. Neste processo, ele explicou que o ponto de partida é o encontro com Cristo e seu Evangelho.

A seguir, tivemos a palestra com a Ir. Hilda Paula sobre a aplicação do documento Sinodal: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Ela destacou a busca da Vocação que o Documento trata como uma longa viagem que passa por belos momentos, mas também por adversidades que precisam ser superadas. Vocação que tem como finalidade, a comunhão com Deus e entre as pessoas. Foram realizadas várias Oficinas, das quais eu participei sobre Projeto de Vida e a Ir. Selma Antunes sobre Vida Religiosa.

No sábado, tivemos a Noite Cultural animada pela cantora goiana, Eugênia Maria, de renome internacional, a qual demonstrou seu talento com muita arte e simpatia.

Agradecemos a Deus e a todas que possibilitaram a nossa participação no Pré-Congresso Vocacional e sugerimos que o texto Base sobre Vocação e Discernimento Vocacional, seja conhecido e estudado por todas nós!

Irmã Conceição de Jesus

1 pensou em “PRÉ CONGRESSO VOCACIONAL DO REGIONAL CENTRO OESTE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar