Cooperadores
Alicerçados em Cristo edificamos a nossa Casa Paulina para o Mundo
“Caros Cooperadores, o batizado, imerso na graça, é como uma lâmpada acesa pela luz divina:
deve refletir essa luz aos outros. Cada batizado, pela graça recebida,
torna-se colaborador da missão de Jesus Cristo no mundo.”

Nos dois últimos finais de semana deste mês de setembro (14 e 21), foi realizado o Regional dos Cooperadores Paulinos no RS e MS, respectivamente, culminando os encontros formativos que preparavam-nos para este grande dia: “Retomando o meu batismo” e “Nossa Identidade a partir da óptica do próprio Fundador”, trazendo como centralidade para o Regional a “Identidade do Cooperador Paulino”, que “Alicerçados em Cristo edifica a Casa Paulina para o Mundo”. Com a analogia da construção de uma casa, os participantes certamente levarão por toda a vida esta imagem forte da Família Paulina, mas acima de tudo com a sua casa interior.
Em Caxias, o Regional aconteceu na comunidade Santa Lúcia, no qual acolheu os Cooperadores, vindo de diversas partes do nosso país: Boa Vista-RR, Conceição do Tocantins-TO, São Paulo-SP, Presidente Prudente-SP, Curitiba/Pinhais-PR, Cascavel – PR. Do Rio Grande do Sul, participaram os grupos de Cooperadores de Santana do Livramento, Bento Gonçalves, Porto Alegre (grupos ligados ao apostolado pastoral e do apostolado litúrgico); da sede que nos acolheu estavam os grupos: Santos Apóstolos, Santíssima Trindade, Jesus Mestre, Terceira Légua.
A presença marcante de um Padre Paulino pela primeira vez no Regional-RS, enriqueceu e fortaleceu com o jeito jovem e carismático de ser do Pe Francisco Galvão. Interligando e fortalecendo os laços de Família Paulina, contou também com a participação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Paulinas e Irmãs Pastorinhas.
Em Anástácio-MS, o grupo de Cooperadores, por sua vez, acolheu os grupos vindo de Campo Grande, Bodoquena. A alegria e a emoção tomaram conta dos grupos e religiosas que reavivaram a fé e o compromisso no seguimento do Mestre Pastor, ressignificando a identidade como Família Paulina.
Eu e você, “pedras vivas” da construção
Em Cristo Alicerçados, a “Casa Paulina”, edificar:
Sal da terra luz do mundo – o Evangelho proclamar!
“Somos pedras vivas da construção alicerçados em Cristo edificamos a nossa casa. A responsabilidade de edificar a casa, é sua, mas nesse processo de edificação o Mestre Pastor precisa estar presente. Ele é a nossa Rocha, a base fundamental da nossa construção, por isso, somos pedras vivas da construção. É preciso edificar a nossa casa tendo como base a Palavra de Deus, a oração, a convivência na família e no meio pastoral, somos uma Família que tem um só carisma, somos parte

fundamental da Família Paulina, como diz o nosso Fundador “É Deus quem nos envia para o apostolado e é Ele que nos dá a graça de anunciar o Evangelho.” Ser Cooperador significa acreditar na Verdade e na transformação do meio em que estamos inseridos. Por isso, devemos nos sentir mais encorajados a continuar a difundir a mensagem do nosso /mestre Jesus, sendo uma tarefa desafiadora e exigente, mas sobretudo, gratificante. Essa é a mensagem fundamental do nosso Regional, somos membros de uma Família Evangelizadora, a Família Paulina.” (Maísa Cardoso Guedes)
Vale retomar que cada “Cooperador Paulino é um leigo batizado que assume a busca da santidade e o apostolado com espírito paulino, vivendo no coração do mundo a missão de comunicar Jesus Mestre Pastor Caminho, Verdade e Vida. É fermento do Evangelho nas realidades humanas e extensão viva da Família Paulina na sociedade.” Em síntese, a letra do Hino para todos os Regionais dos Cooperadores Paulino no Brasil – 2025, sela toda vivência e desejo de correspondermos a santíssima vontade do Mestre Pastor com a riqueza da nossa diversidade neste tempo presente, sendo sal e luz onde estamos inseridos.
“Pedras Vivas em Cristo!”
Atentos aos sinais dos tempos com o coração do Bom Pastor
Vemos tanta morte, fake News e divisões
Cansaço, desesperança dilaceram os corações
Com ardor de Paulo e Alberione um mundo novo edificar
Eu e você, “pedras vivas” da construção
Em Cristo Alicerçados, a “Casa Paulina”, edificar:
Sal da terra luz do mundo – o Evangelho proclamar!
Na Família Paulina cada membro tem seu lugar
Dons diversos, mas unidos, tijolos na construção
Palavra e Eucaristia, em Cristo Mestre, inspiração
De uma Nova mentalidade, unidade e compaixão.
(L.M. Ir. Suzimara B. De Almeida, sjbp)
Em Caxias, os Cooperadora tiveram a oportunidade de viver o pré-regional com o passeio turístico religioso – cultural na cidade de Bento Gonçalves e na instância rural de Caxias. Toda essa riqueza proporcionou momentos memoráveis e fraternais, estreando ainda mais os laços familiares.































































































































Me alegro muito por estes encontros realizados neste mês de setembro!!! Os Cooperadores da Família Paulina tem uma grande responsabilidade: a de ser sal e luz para o mundo! Se Alberione vivesse hoje, certamente estaria nos púlpitos mais altos da comunicação anunciando que Jesus Mestre CVV está guiando nossos passos de Apóstolos! Parabéns Cooperadores da Família Paulina! Sempre avante!!!