Cooperadores

Alicerçados em Cristo edificamos a nossa Casa Paulina para o Mundo

 “Caros Cooperadores, o batizado, imerso na graça, é como uma lâmpada acesa pela luz divina:
deve refletir essa luz aos outros. Cada batizado, pela graça recebida,
torna-se colaborador da missão de Jesus Cristo no mundo.”

Regional RS (Foto acima) Regional MS (Foto abaixo)

  Nos dois últimos finais de semana deste mês de setembro (14 e 21), foi realizado o Regional dos Cooperadores Paulinos no RS e MS, respectivamente, culminando os encontros formativos que preparavam-nos para este grande dia: “Retomando o meu batismo” e “Nossa Identidade a partir da óptica do próprio Fundador”, trazendo como centralidade para o Regional a “Identidade do Cooperador Paulino”, que “Alicerçados em Cristo edifica a Casa Paulina para o Mundo”. Com a analogia da construção de uma casa, os participantes certamente levarão por toda a vida esta imagem forte da Família Paulina, mas acima de tudo com a sua casa interior.
Em Caxias, o Regional aconteceu na comunidade Santa Lúcia, no qual acolheu os Cooperadores, vindo de diversas partes do nosso país: Boa Vista-RR, Conceição do Tocantins-TO, São Paulo-SP, Presidente Prudente-SP, Curitiba/Pinhais-PR, Cascavel – PR. Do Rio Grande do Sul, participaram os grupos de Cooperadores de Santana do Livramento, Bento Gonçalves, Porto Alegre (grupos ligados ao apostolado pastoral e do apostolado litúrgico); da sede que nos acolheu estavam os grupos: Santos Apóstolos, Santíssima Trindade, Jesus Mestre, Terceira Légua.
A presença marcante de um Padre Paulino pela primeira vez no Regional-RS, enriqueceu e fortaleceu com o jeito jovem e carismático de ser do Pe Francisco Galvão. Interligando e fortalecendo os laços de Família Paulina, contou também com a participação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Paulinas e Irmãs Pastorinhas.
Em Anástácio-MS, o grupo de Cooperadores, por sua vez, acolheu os grupos vindo de Campo Grande, Bodoquena. A alegria e a emoção tomaram conta dos grupos e religiosas que reavivaram a fé e o compromisso no seguimento do Mestre Pastor, ressignificando a identidade como Família Paulina.

Eu e você, “pedras vivas” da construção
Em Cristo Alicerçados, a “Casa Paulina”, edificar:Sal da terra luz do mund
o – o Evangelho proclamar!

“Somos pedras vivas da construção alicerçados em Cristo edificamos a nossa casa.  A responsabilidade de edificar a casa, é sua, mas nesse processo de edificação o Mestre Pastor precisa estar presente. Ele é a nossa Rocha, a base fundamental da nossa construção, por isso, somos pedras vivas da construção. É preciso edificar a nossa casa tendo como base a Palavra de Deus, a oração, a convivência na família e no meio pastoral, somos uma Família que tem um só carisma, somos parte

 fundamental da Família Paulina, como diz o nosso Fundador “É Deus quem nos envia para o apostolado e é Ele que nos dá a graça de anunciar o Evangelho.” Ser Cooperador significa acreditar na Verdade e na transformação do meio em que estamos inseridos. Por isso, devemos nos sentir mais encorajados a continuar a difundir a mensagem do nosso /mestre Jesus, sendo uma tarefa desafiadora e exigente, mas sobretudo, gratificante. Essa é a mensagem fundamental do nosso Regional, somos membros de uma Família Evangelizadora, a Família Paulina.” (Maísa Cardoso Guedes)

    Vale retomar que cada “Cooperador Paulino é um leigo batizado que assume a busca da santidade e o apostolado com espírito paulino, vivendo no coração do mundo a missão de comunicar Jesus Mestre Pastor Caminho, Verdade e Vida. É fermento do Evangelho nas realidades humanas e extensão viva da Família Paulina na sociedade.”  Em síntese, a letra do Hino para todos os Regionais dos Cooperadores Paulino no Brasil – 2025, sela toda vivência e desejo de correspondermos a santíssima vontade do Mestre Pastor com a riqueza da nossa diversidade neste tempo presente, sendo sal e luz onde estamos inseridos.

“Pedras Vivas em Cristo!”

Atentos aos sinais dos tempos com o coração do Bom Pastor
Vemos tanta morte, fake News e divisões
Cansaço, desesperança dilaceram os corações
Com ardor de Paulo e Alberione um mundo novo edificar

   Eu e você, “pedras vivas” da construção
   Em Cristo Alicerçados, a “Casa Paulina”, edificar:
   Sal da terra luz do mundo – o Evangelho proclamar!

 Na Família Paulina cada membro tem seu lugar
Dons diversos, mas unidos, tijolos na construção
Palavra e Eucaristia, em Cristo Mestre, inspiração
De uma Nova mentalidade, unidade e compaixão.
(L.M. Ir. Suzimara B. De Almeida, sjbp)

Em Caxias, os Cooperadora tiveram a oportunidade de viver o pré-regional  com o passeio turístico religioso – cultural na cidade de Bento Gonçalves e na instância rural de Caxias. Toda essa riqueza proporcionou momentos memoráveis e fraternais, estreando ainda mais os laços familiares.

 

Nilziany Bandeira Guedes Moretti

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor.

1 comentário em “Alicerçados em Cristo edificamos a nossa Casa Paulina para o Mundo”

  1. Me alegro muito por estes encontros realizados neste mês de setembro!!! Os Cooperadores da Família Paulina tem uma grande responsabilidade: a de ser sal e luz para o mundo! Se Alberione vivesse hoje, certamente estaria nos púlpitos mais altos da comunicação anunciando que Jesus Mestre CVV está guiando nossos passos de Apóstolos! Parabéns Cooperadores da Família Paulina! Sempre avante!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar