Cooperadores

VOCAÇÃO E MISSÃO APOSTÓLICA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE

Regional Online dos Cooperadores Paulinos Amigos de Jesus Bom Pastor – 2021

  “Fazei a todos a caridade da verdade”. Com esse espírito alberioniano os grupos da Província Caxias do Sul se prepararam desde o mês de julho para o Regional refletindo a temática Vocação e Missão Apostólica em Tempos de Pós-Verdadesubdividida em dois encontros bem persuasivos. O primeiro: No Amor da Trindade Chamados e Enviados e o segundo Missão Apostólica: “Caridade da Verdade” da Sociedade das Fake News e Pós-Verdade.

Pela modalidade online e fazendo uso da plataforma do Google Meet, os membros participaram deste evento em dois momentos distribuídos em grupos: REGIÃO 1 – 25 de setembro 2021 com os grupos de Bento Gonçalves – RS; Bodoquena – MS; Boa Vista – RR; Campo Grande – MS; Cascavel – PR; Caxias do Sul – RS: Santíssima Trindade e Santana do Livramento – RS; já a REGIÃO 2 – 26 de setembro participando os Grupos: Anastácio – MS; Canela – RS; Caxias do Sul – RS: Santos Apóstolos; Terceira Légua; Jesus Mestre; Conceição do Tocantins – TO; Porto Alegre – RS e Pinhais –PR.

Nesses dois dias de contou-se com a presença de mais de 200 pessoas, que sentiram uma alegria imensa em poder rever os amigos e companheiros de caminhada. Com animação do grupo JOPAS – Jovens Pastorinhos o encontro teve uma programação vasta.  Entronização da Bíblia e oração inicial com a passagem chave do Ano Bíblico: “Para que a Palavra do Senhor se espalhe rapidamente” (2Ts 3,1).

A Provincial Ir. Adriana Corteline, com a palavra de Alberione exortou os grupos a permanecerem no espírito pastoral e assim possamos crescer na mentalidade pastoral, que quer dizer,  como dizia Pe. Alberione,  “conhecer o valor de uma alma”.  Enfatizou que, para salvar uma alma é mister aguçar o modo de sentir pastoral, tendo um coração grande, o mesmo coração de Jesus Bom Pastor.

Nesta programação teve-se a participação diretamente da Itália da Irmã Sandra Pascoalato – Pastorinha (Conselheira Geral e membro da Comissão de Família Paulina em nível geral para os Cooperadores Paulinos).  Contou ainda com a participação internacional das vocacionadas Pastorinhas de Moçambique e do cooperador paulino da Índia, Alex Lobo.

Os grupos todos se fizeram presente e através de vídeos tiveram voz e vez para abordar de modo criativo uma sintetize dos pontos marcantes dos encontros preparatórios. Alguns  grupos colaboraram com apresentações culturais para que o encontro fosse bem dinâmico.

  Em sua alocução, o assessor, Profº Dr. Pedrinho Arcides Guareschi, deixou ainda mais compreensível o que é a pós-verdade; os cuidados que se deve ter ao compartilhar uma mensagem devido ao excesso de Fake News criadas para confundir a cabeça das pessoas e o quanto estas estão “expostos” nas redes sociais. Com as palavras de Paulo Freire enfatizou “O melhor exemplo de comunicador é Jesus Cristo”, pois ele não dizia a verdade. Ele é a verdade e que, olhando para Jesus teremos o conteúdo de toda a verdade. Isso faz-nos recordar a palavra de Alberione “Olhai Jesus Bom Pastor e vivei como ele”.

O ápice do Regional com a Hora da Adoração, interlaçado ao próprio caminho de Alberione, que diante de Jesus Eucarístico procurava sempre estar. Inserido e atento à sua realidade, vendo o mal, a pós verdade na sua época buscou em Jesus respostas e “Uma “luz especial” veio ao seu encontro,  desprendendo-se da Hóstia, compreendeu melhor o convite de Jesus: “ Vinde a mim todos”,

A beleza desse Regional foi perceber  o crescimento do comprometimento e sentimento de pertença dos membros para  com a Associação, bem como o desejo de permanecer fiel;  Para alguns de recomeçar a caminhada e reavivar os grupos pós-pandemia. Aos candidatos iniciantes proporcionou uma alegria em conhecer os companheiros de caminhada e “mais de perto” compreender o espírito que circunda toda a Família Paulina.

Nilziany Bandeira Guedes Moretti

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor.

3 comentários em “VOCAÇÃO E MISSÃO APOSTÓLICA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE”

  1. Participando pela primeira vez, sentir uma conexão muito grande entre todos. A presença forte do Bom Pastor, nos anima e impulsiona a viver a fé e missão pastoral. Deus seja louvado por cada momento. Que o Espírito Santo nos ilumine na nossa jornada 🙌

  2. Com a graça de Deus realizamos mais este encontro renovador de nossa Fé e nossa vocação de cooperadores. Muito bom estarmos juntos nesta caminhada cheia de desafios. Que Jesus Mestre e Pastor nos inquiete sempre a “fazer a todos a caridade da Verdade”!

  3. Parabéns pelo artigo, e vivido nestes encontros regionais. Deus abençoe e sustente no bem e no entusiasmo a todos. A minha prece.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar