Cooperadores

O Bom Pastor “Na Comunhão das Relações”

 

“Eu sou o Bom Pastor, Sou o Caminho, a Verdade e a Vida que não tem fim! Vem, segura em minha mão,
não temas estou contigo, te confio minha missão.”

No quarto domingo da Páscoa, 25 de Abril deste ano, celebramos a Festa de Jesus Bom Pastor, nosso patrono, que acolheu cada um de nós como seu “cooperador” nos caminhos deste mundo. Um dia rico e com intensos momentos de oração. Com todos os cuidados e restrições devido a Covid-19, muitos Cooperadores e Irmãs Pastorinhas tiveram a graça de participar da Santa Missa em suas paróquias.

Para uma comunhão com todos os grupos de Cooperadores em nossa Província e no mundo inteiro, após termos passado pelo Novenário em Honra ao Bom Pastor no qual meditamos o tema “Na Comunhão das Relações”, foi possível viver um caminho orante comum, com roteiro pré-elaborado de formação, reflexão e oração, aprendendo algo mais sobre Jesus Bom Pastor e a nossa identidade de “Amigos de Jesus Bom Pastor”.

Neste roteiro seguindo o método alberioniano (Jesus Verdade, Jesus Caminho, Jesus Vida) os Cooperadores receberam um link para visualizar um vídeo criado, exclusivamente para este dia, pela equipe de Coordenação da Província Jesus Bom Pastor. Neste encontro formativo pudemos rezar a realidade mundial da Pandemia e o povo que clama por Bom Pastor. Revisitamos a figura do Pastor e o Salmo 23, bem como o Evangelho de João 10. As palavras do Fundador Pe. Tiago Alberione, foram um convite para crescer no conhecimento íntimo e vital de Jesus Bom Pastor para sermos seus Cooperadores:  

 Quem são os cooperadores Paulinos Amigos de Jesus Bom Pastor? Os cooperadores são aqueles que trabalham com as Pastorinhas, isto é, aqueles que fazem isso: ‘coopera’, quer dizer, ‘operam com’, operam com as Pastorinhas pela mesma finalidade, isto é, pela finalidade que a Pastorinha tem de ajudar as almas na Salvação, a conduzi-las ao céu, a santificar essas almas.” (cf. Alberione, AAP 1958, 1-3).

Foi muito significativo também o testemunho de uma leiga Cooperadora e a Mensagem da Provincial Irmã Adriana Cortelini animando-nos a manter viva a coragem, pois o nome que carregamos  traz uma mensagem, uma responsabilidade: Pastorinhas/Cooperadores implica colaborar com a vida, cuidar e acompanhar. Animou-nos ainda,  a partir da mensagem do Papa Francisco referente ao 58º Dia mundial de Oração pelas Vocações: Deus vê o coração (cf. 1 Sam 16, 7) e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias.”

Após a conclusão do vídeo formativo-reflexivo, o roteiro conduzia cada Cooperador/a a fazer uma breve reflexão a partir de alguns questionamentos daquilo  que foi abordado e partir para uma conversa íntima com Jesus Bom Pastor que  fala nesta Palavra. Levando-o em seguida a assumir um compromisso concreto para a vida e com isso deixar brotar coração uma oração sincera a Deus a partir do que ouviu, refletiu, rezou. O momento de oração foi concluído com a oração da Coroazinha a Jesus Bom Pastor – 5ª Parte do Livro das Orações da Família Paulina p. 189.

(Nilziany Bandeira Guedes Moretti, Conceição do Tocantins, 28 de abril de 2021)

Palavras e impressões do Dia do Bom Pastor:

    “Antes que o dia termine, quero agradecer e parabenizar a quem preparou este precioso vídeo. É profundo, leve, instrutivo, bonito e muito bem feito. Um trabalho abençoado”. (Ir Antônia)
         “Conhecer para amar e imitar! O caminho do seguimento é longo mas não estamos sós…caminhamos juntos e com Ele. Gratidão a todos que prepararam este Encontro tão fortalecer.  Queridas Irmãs Pastorinhas que Jesus as fortaleça em suas necessidades e envie novas vocacionadas para a continuidade desta missão. Nossa gratidão e preces” (Maria Izabel – Porto Alegre)
        “O BOM PASTOR é aquele que conduz para pastagens de vida. Agradeço a JESUS BOM PASTOR e as Irmãs Pastorinhas bem como a coordenação que preparou tão bem esta bela celebração ao Bom Pastor. Enriquece-nos e reaviva a nossa fé! (Nilda Bandeira –Cooperadora de Conceição do Tocantins)
       “São Tomás de Aquino disse “E é evidente que o título de Pastor convém a Cristo porque, assim como o pastor leva o rebanho a pastar, assim também Cristo restaura os fiéis através do alimento espiritual que é o Seu próprio Corpo e o Seu próprio Sangue”.” (Maísa Cardoso – Candidata a Cooperadora de Conceição do Tocantins)
  “Olá, irmãos em Cristo Jesus! Graças a Deus realizamos o nosso encontro em família! Sou muito grata a Jesus Bom Pastor por ter participado da Festa de Jesus Bom Pastor com muita alegria! Pois foi feita a leitura dos textos informativos e o vídeo veio complementar. Foi um momento riquíssimo, de oração e de espiritualidade! Gratidão a Jesus Bom Pastor e toda a Coordenação responsável pelas orientações durante todo o novenário e a presença das Irmãs Pastorinhas nas nossas vidas! Obrigada por todo ensinamento e por todo carinho conosco!” (Marlene Alves –Cooperadora de Conceição do Tocantins)
 “Olá, irmãos cooperadores de Jesus Bom Pastor, hoje foi um momento de oração e de gratidão a Jesus Bom Pastor.    Agradecemos a todas Irmãs Pastorinhas por todo cuidado.” (Bartolomeu e Leonice –Cooperadores de Conceição do Tocantins)
 “Parabéns irmãs Pastorinhas. Que o Bom Pastor as conduza e fortaleça no dia a dia. Obrigada por nos acompanhar e cuidar de nós cooperadores, na ternura da maternidade pastoral por vocês exercida. Deus as abençoe” (Ana Alice Paião – Regente Feijó-SP)
  “Parabéns IRMÃS PASTORINHAS, nesse grande dia, hoje em nossa Comunidade Bom Pastor, na celebração Eucarística, ficamos unidos a todas as PASTORINHAS,  VOCAÇÕES e COOPERORADORES PAULINOS AMIGOS DE JESUS BOM PASTOR.” (Íris Maria – Pinhais/Curitiba-PR)
    “Hoje, através do vídeo e do material enviado, tivemos momentos de aprendizado, de graças e bençãos!! Sempre são momentos especiais de paz, que acalma, ilumina e também abençoa!! Que  bom fazer parte deste grupo: cultivar os sentimentos, pensamentos e as bonitas opções de Jesus Bom Pastor!! Muito obrigado pelo encontro de hoje!!!Viva Jesus Bom Pastor!!” (Adelar e Regina- Caxias do Sul)
 “Como é bom festejar Jesus Bom Pastor, sentir que somos suas ovelhinhas, ELE nos conhece e nos guia, orienta e leva para o bom caminho. Jesus caminho, verdade e vida tende piedade de nós. Canela saúda todos neste dia feliz.” (Alice – Canela-RS)
 “Amadas IRMÃS PASTORINHAS!! Hoje louvamos e bendizemos a Deus pela vossa presença e missão junto a nós cooperadores/@s, na Igreja e no meio do povo. O rosto, a mansidão, ternura e cuidado do Bom Pastor enxergamos e sentimos na vivência, testemunho e doação de cada uma, na partilha dos dons, no colocar se a serviço. Nossas preces para que continuem com perseverança e coragem e que tenhamos mais vocações para a grande messe do Senhor. Prossigamos animados e confiantes nos passos do Bom Pastor” (Rosane Manfro – Caxias do Sul)
 “Alegria de celebrar a  festa  de Jesus  Bom Pastor  mesmo  cada um cada uma na sua casa. Vivendo  de maneira  em meio a muita dor  do povo que sofre enfrentando  todo tipo de perigo, o descaso daqueles  que  estão  preocupados  em tirar  proveito  de tudo é de todos, “Maus pastores  em dias de sombra”. Contudo, a figura do Pastor  que, mesmo em tempos sombrios, nos dá segurança. Na esperança  que o nosso Pastor  Supremo  nunca  nos abandona.  Que alegria poder participar  da Santa Missa festa de  Jesus Bom Pastor  parabéns  a todas Pastorinhas que Jesus Bom Pastor  concede muita Saúde  e muitas  vocacionadas.”  (Clemente Rocha e Ignês Rocha – Cascavel -PR)
“Participei do encontro, me vi abençoada por Jesus Bom Pastor. Jesus Bom Pastor cura a doença de sua ovelha. Cada etapa da doença que vivi nesta pandemia, sentia a presença do Bom Pastor.” (Eldina – Grupo Santos apóstolos)
Foi muito emocionante todo o vídeo, as imagens, senti-me como uma ovelha no colo de Jesus Bom Pastor, sustentada por Ele. Que Jesus Bom Pastor nos abençoe com sua divina graça. Amém. (Josefina – Campo Grande-MS)
“Hoje, através do vídeo e do material enviado, tivemos momentos de aprendizado, de graças e bênçãos!!Sempre são momentos especiais de paz, que acalma, ilumina e também abençoa!! Que  bom fazer parte deste grupo: cultivar os sentimentos, pensamentos e as bonitas opções de Jesus Bom Pastor!! Muito obrigado pelo encontro de hoje!!!Viva Jesus Bom Pastor!!” (Marisabete e Marcelo – Caxias do Sul-RS)

Nilziany Bandeira Guedes Moretti

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor.

1 comentário em “O Bom Pastor “Na Comunhão das Relações””

  1. Que lindo! É uma benção muito grande poder participar da festa do Bom Pastor, nosso verdadeiro caminho, verdade e vida. Louvo e agradeço a Deus pela vida de cada um de nós. 🙏🙏🙏

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar