Cooperadores

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós!”

Natal dos Cooperadores

 

Sim é tempo de amor, é tempo de Natal! Fazer Jesus nascer em nós. E, depois, que Jesus cresça em nós, sim. Porque temos que chegar(…) à perfeição, à santificação: Jesus Cristo vive em mim.  É preciso que Ele nasça em nós e cresça em nós. Mesmo que não houvesse presépio, há um berço dentro, no coração, vivo.  Os Magos, com sacrifício, buscaram Jesus, a nossa paz, e tiveram a paz do coração: “e regozijaram-se com grande alegria”.   A paz da alma é o princípio de toda paz. A verdadeira paz começa com Deus, começa com a paz interna.  Que Jesus viva em nós! Aqui está o que importa. Que lindo Natal então! Que Natal sagrado, que Natal feliz!” (Alberione)

No penúltimo domingo desse mês, 20 de dezembro, tivemos a graça de Celebrar o Natal com todos os Cooperadores da Província Jesus Bom Pastor.

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós!” 

Em meio aos desafios de um ano tão desafiador e às dificuldades com a transmissão no momento ao vivo, foi possível reacendermos a nossa fé no Deus que veio e caminha ao nosso lado na Celebração de Natal antecipa que tivemos como CPAJBP.  Uma presença luminosa de Jesus, nos fez manter a esperança mesmo em tempos difíceis. Essa presença luminosa de Jesus, nosso Deus Pastor, nos anima e reanima a continuar o caminho, na certeza de que Ele é fiel e nunca nos abandona. Nessa certeza, nós Cooperadores Paulinos Amigos de Jesus Bom Pastor, percebemos essa luz interior que neste tempo de pandemia, não nos deixou fechados em nossas casas, mas fez-nos abrir a várias alternativas “para que a Palavra de Deus continuasse a correr rapidamente”.

A exemplo do nosso Bem Aventurado Fundador, Pe. Tiago Alberione, tivemos que nos adaptar, reinventar, aprender a fazer as coisas de um modo diferente. Evangelizar com os meios de comunicação nunca foi tão necessário! Neste ano atípico, todos aprendemos a usar estas ferramentas para continuar nos conectando, nos formando, crescendo e evangelizando, criamos nossa página no facebook e youtube, vivenciamos os nossos encontros mesmo à distância, um marco que permanecerá como ganho em nossa história. Juntos louvamos e agradecemos, ao Senhor, por nos ter dado a graça da fidelidade na formação, com os roteiros formativos, o boletim bimestral, os encontros online em nossa província e com os demais Cooperadores da Família Paulina, tudo foi dom para nos manter em unidade e comunhão.
Ao final de mais um ano de nossa caminhada, agradecemos porque, a luz foi mais forte que as trevas; é certo que perdemos pessoas queridas, vivemos a dor e sofrimento pela doença, pelas crises financeiras e familiares, mas na partilha que fizemos entre nós, percebemos que a caridade foi maior, nos fez sair de nós mesmos para ser solidários com os mais necessitados e sem esperança. Naquela tarde, unimo-nos ao grito de toda a humanidade que clama ao Senhor…  Pelas milhões de vidas sofridas, perdidas nesta pandemia.

A motivação para acender a vela e os ruídos da transmissão e o corte da imagem, provocou uma reflexão imensa em nós que acompanhávamos à distância: Que ruídos tem tapado os nossos ouvidos para ouvir a voz do Menino Deus no meio da nossa família, no qual tivemos que reaprender a olhar e ouvir com maior frequência dentro das nossas casas com essa pandemia? Que pessoas temos tentado “deletar” das nossas mentes por não querer conceder a luz do perdão, da reconciliação?   E rezamos trazendo presente toda a nossa realidade, a realidade dos irmãos e irmãs que não puderam acender uma vela no túmulo dos seus entes queridos….
A apresentação do grupo Jopas “Maria e o Anjo” trouxe-nos a alegria da anunciação, bem como a certeza da continuidade da nossa associação na vida dos jovens que se inserem nos grupos de Cooperadores.
Da manjedoura, tomamos a Palavra no Evangelho de Lucas 2, 1-19, que nos convidou a não ter medo, pois nasceu para nós o Salvador, que o Messias e Senhor! Deus entrou na nossa historia e escolhe o estilo da simplicidade, da pequenez. Os pobres e humildes vão encontro de Jesus e o encontram deitado numa manjedoura ao lado de Maria e José, porque não havia lugar para eles nas hospedarias, nas casas. Fica para nós um grande questionamento: Como estou acolhendo Jesus hoje em minha vida? Onde estou procurando encontrar o Deus Menino?
Após esse momento da Leitura fomos convidados a olharmos para a manjedoura que preparamos em nossa casa e num gesto de entrega, seguramos o Menino Jesus. “Encontrareis um menino envolto em faixas numa manjedoura!”. Esse momento marcou-nos profundamente, uma Noite Feliz! Vindo à mente a quem amamos e não é possível encontrar, outros tantos que partiram sem ao menos podermos despedir devido a tragédia da Covid-19… E a emoção redobrava, quando lembrávamos os outros tantos irmãos e irmãs que se recuperaram.
Bonito foi ouvir a mensagem que cada grupo enviou para ser lida e logo em seguida foram colocadas ao lado do Menino Deus. Sentimos a presença forte dos 16 grupos da nossa Província. “Glória a Deus nas alturas!”
Antes de encerrar o encontro tivemos a fala da Provincial Ir. Adriana Cortelini, no qual exortava-nos a esperançarmos neste Natal. Que a esperança renascesse em nossos corações como um novo broto de uma árvore. E que guardássemos sempre no coração “Observe a Palavra e sua casa será firme”. Parodiando São Paulo, a Provincial disse ainda: “Me orgulho de vocês pela sua fé, entusiasmo e caridade.”
As mensagens, o momento orante, as cantos natalinos e toda a animação da equipe trouxe um avivamento dentro de nós, uma alegria de poder celebrar o Nascimento de Jesus sem nos ofuscar com os brilhos das luzes externas, tão pouco deixar-nos perder pelos ruídos, mas encontrar essa luz que habita dentro de nós pela voz doce e suave de Maria que acalenta o Filho e hoje acalenta a todos nós!

Foi externado também um agradecimento pela caminhada de unidade dos grupos ao longo do ano, por sustentarmos e mantermos viva com a colaboração mensal a Associação, favorecendo o envio dos materiais formativos e boletins a todos os grupos.

Testemunhos sobre o Encontro:

Lindo encontro…emocionante…gratidão a todos que se envolveram na preparação. Deus menino encontre lugar em nossas vidas!
O importante é estarmos unidos em Oração, que Jesus Bom Pastor nos ensina  a  acolher  o menino Jesus  que   quer nascer  em nossos corações.

Lindo o Encontro Online do Natal!!! Parabéns à todos organizadores!!
Obrigada, foi maravilhoso, mesmo com o mau tempo que atrapalhou. O que não conseguimos acompanhar no momento foi possível fazer depois.
Muita interferência difícil ouvir e acompanhar. Obrigado pelo esforço e empenho da equipe. Feliz Natal a todos irmãos na fé.
Ficou um pouco prejudicado acompanhar por haver ruído e interrupção, mas deu para entender a mensagem. Obrigado pelo empenho da equipe em proporcionar este momento. Que Deus nos abençoe!

Foi muito lindo…as interferências não tiraram o brilho da celebração… Parabéns a todos que se empenharam na realização.
Foi lindo a Celebração,  o importante é que foi passando a mensagem feliz Natal para todos.
Obrigada pelas mensagens de Natal, pelo esforço da Equipe. Natal é a festa da família e pra nós que pertencemos a essa grandiosa Família Paulina. Nossa gratidão ao Pe. ALBERIONE e as IRMÃS PASTORINHAS pelo carinho e dedicação especial a nós Cooperadores, desejamos a cada uma um FELIZ E SANTO NATAL.
Eu me senti muito feliz com o Natal dos Cooperadores Paulinos. Com a presença do Senhor Jesus no meio de nós!
Toda a acolhida, o carisma dos organizadores do evento e a participação de todos os Cooperadores Paulinos.
O momento mais forte foi quando o anjo aproximou de Maria, toda serenidade e humildade de Maria, ao dar o sim seguir Jesus.
As mensagens dos corações dos grupos de Cooperadores Paulinos que foram feita a leitura. O encerramento do  Cântico do Natal me tocou muito, tantas dores, tantas perdas, tantas dificuldades enfrentamos juntos, momento algum fomos abandonados. Jesus Bom Pastor não nos abandonou.
Para o encerramento do ano destaco essa frase: A palavra se fez carne e habitou entre nós!
Foi realmente um momento celebrativo e orante, transmitindo a mensagem que aqueceu os corações. Prossigamos com fé, coragem e esperança. Abraços
Maravilho foi a nossa live de Natal, principalmente para nós que não tivemos o privilegio de fazer o novenário e como pouco tenho saído, celebrar esse momento trouxe muita emoção. Valeu muito a pena ter assistido, foi de uma grandeza sem tamanho.

Fica aqui o link do Encontro de Natal Online:
https://www.youtube.com/watch?v=yEzAyNUEcdA&t=1502s
https://www.facebook.com/cooperadorespaulinos.ajbp/videos/188082956365074

Nilziany Bandeira Guedes Moretti – Membro da Equipe de Coordenação

Nilziany Bandeira Guedes Moretti

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar