Cooperadores

Dia do Cooperador Paulino Parte III – final

“A vida, em seu todo, está orientada para o paraíso: e para alcançá-lo, é preciso conhecer ‘conhecer, amar, servir a Deus’. Cada dia é parte de toda vida: o mesmo fim, os mesmos meios. Despertando de manhã: o Senhor me chama para um trecho da vida: hoje devo orientar a jornada ao paraíso; hoje quero um pouco melhor conhecer, amar, servir a Deus. O que significa: usarei as minhas três faculdades ou dons de Deus: a mente para conhecê-lo, o coração para amá-lo, a vontade para servi-lo. Mas sou frágil: por isso recorro ao Senhor: que ilumina a minha mente com ampla infusão de fé – luz, com ampla infusão de caridade, amor a Deus e ao próximo; com ampla infusão de fortaleza e de generosidade de propósitos.” (Alberione)

           Com este artigo concluímos as partilhas dos grupos de Cooperadores Paulinos “Amigos de Jesus Bom Pastor”  sobre a novena em preparação à Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo  e o Dia do/a Cooperador/a Paulino/a. Continuemos saboreando tanta vida que vem de Deus!

“Essa novena foi muito especial, pois trouxe para nós um resgate do olhar, porque é pelo olhar é que a gente dá a se conhecer e também é pelo olhar que a gente percebe no outro as suas feridas, as suas alegrias, mas sobretudo o seu sofrimento. A novena nos trouxe um desafio de convidar em nos orientar  o nosso olhar para o outro que sofre, e a cada dia foi resgatando que tipo de olhar nós precisamos ter em relação aos outros, que é o olhar de ternura, de misericórdia, de compaixão, solidário e hospitaleiro para acolher, um olhar que se traduz em ajuda concreta que cura e liberta; um olhar de cuidado e zelo pelo povo de Deus; um olhar de comunhão, de somar na diversidade que existe no mundo e que existe entre nós cooperadores e, finaliza então o desafio de nesta época de pandemia e isolamento social que estamos vivendo, a ter um olhar de esperança; um olhar de esperança diante do sofrimento, porque em situações de sofrimentos nós tendemos a cair no desânimo, na desesperança, mas Deus sempre nos resgata. E é esse resgate que podemos aprender de Pedro e Paulo, que deixaram ser tocados pela graça de Deus, foram sendo lapidados para viver e agir conforme Jesus os “moldavam”. Eis também o nosso desafio: deixarmo-nos ser moldados por Jesus”. (Maria Izabel – Porto Alegre – transcrição fragmentos de áudio)

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

“Amigos cooperadores de Jesus Bom Pastor. Muito interessante os temas desta novena: ternura misericórdia, compaixão, dentre outros. Pedindo aos apóstolos S. Pedro e Paulo a intercessão junto a Jesus para ser fiel e perseverante como seus apóstolos.” (Vera T. de Oliveira – Porto Alegre-RS)

“Pra mim seguir os exemplos de Pedro e Paulo é quebrar as correntes que muitas vezes nos impede de   sermos verdadeiros missionários de Jesus. Perder o  medo, a insegurança, ter a coragem e fé que Eles tiveram apesar de tantas perseguições foram fiéis a Deus até o martírio, tornando cabeça e corpo  da igreja.” (Nereide Becegato –Pinhais/Curitiba-PR)

Se conseguirmos seguir o exemplo deles, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, seguirmos com fé e sem medo seremos ótimos cooperadores.” (Marisa Pereira – Pinhais/Curitiba PR)

“O que eu mais admiro nesses Apóstolos é o espírito missionário. Desde o início da minha formação eles foram e são para mim luzes e força para viver e anunciar Jesus Cristo a todos. Eles foram despojados de tudo, doando a própria vida a Cristo e aos irmãos. A vida de Cristo e a deles me inspiram a ser uma missionária permanente”. (Irmã Salette Besen – Pastorinha)

“Certamente essa novena, que também nós rezamos aqui em casa, foi um momento muito bonito que tocou a cada um de nós, e a nós Irmãs também. Vocês, Cooperadores, são uma presença bonita em nossa Província! Que Deus continue abençoando e fazendo os encontros como Deus quer de verdade. Um abraço da Ir Vanda, Ir Vilma e eu. Que tenham dias maravilhosos cheio de ternura e compaixão. Obrigada por vocês serem os nossos cooperadores de Jesus Bom Pastor. (Irmã Lídia – Pastorinha – transcrição de áudio )

“Viver e anunciar, Jesus Cristo eis a missão! Sou Cooperadora de Jesus Bom Pastor”. Somos chamados a viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, estamos hoje vivendo momentos difíceis dessa pandemia, mas não devemos desanimar, a exemplo do nosso fundador Pe. Alberione acreditou e recebeu a cura pela intercessão de São Paulo, para alcançarmos a virtude que o nosso fundador recebeu, somos chamados a viver como discípulos. Eu vivo, mas não eu, é cristo que vive em mim” Esse trechinho do boletim falou muito forte para a minha vida” (Maria Custódio – Conceição do Tocantins – transcrição fragmentos de áudio)

Cooperador na zona rural reza com a família

“Eu acho muito importante, quando no boletim fala sobre a doença que padre Alberione teve, achei muito importante essa história: a cura que ele teve pela intercessão de São Paulo.” (Osvaldo Batista – Conceição do Tocantins – transcrição fragmentos de vídeo)

“Apesar de nós estarmos vivendo um tempo muito difícil com essa pandemia, aí é que nós devemos ter fé, temos que crer em Jesus, porque Ele é a luz, o caminho, a verdade e a vida. Nós não podemos parar! É com a fé, a força, a coragem e a boa vontade. Mesmo que a gente não segue, degrau por degrau, mas a gente tá sabendo, a gente tá lendo os boletins, que traz muita informações. Se a gente for ler e reler estes boletins e parar pra pensar, vamos ver muitos exemplos, como o de Alberione, que naquela época foi difícil para ele, mas não parou. Vamos levar o Evangelho a todos, ajudar com o que a gente pode, imitando Jesus.  (Maria NunesConceição do Tocantins – transcrição fragmentos de vídeo)

Cooperar sempre com alegria e docilidade de espírito

“Queridos colegas do grupo dos cooperados, que falta sentimos nós dos nossos encontros mensais e retiros aonde encontrávamos para partilhar momentos de nossas vidas. Hoje estamos em um distanciamento físico das pessoas que fazem parte do nosso convívio e dos nossos encontros de orações, mas jamais podemos se distanciarmos de nossa fé e orações. É num momento desse que nós em nossa casa com nossa família passando por um momento delicado em nossas vidas, aonde se encontramos se aproximamos mais para rezarmos juntos e viver e principalmente se fortalecermos na fé em Jesus Cristo fazendo como tarefa de final do dia em família rezarmos o terço, aonde pedimos preces a toda a nação e que Deus tenha misericórdia de nós não se deixamos de abalar diante das dificuldades. Hoje conhecemos um pouco mais a vida do apóstolo Paulo, ele nos ensina a ser solidários, a seguir e com olhar de cuidados e zelo pelo seu povo, com olhar de ternura, e misericórdia a sermos apaixonados por Cristo, e seguindo o propósito que nos pede nosso querido Alberione. Rezamos nós, pedindo para que tudo logo passe   e logo possamos juntamente com nossas Irmãs Pastorinhas novamente se encontramos para retornarmos aos nossos encontros, quais esses nos fazem a diferença em nossas vidas como cooperadores, pois sermos cooperadores é sermos mais uma ovelha do rebanho de Maria Pastora. Paz e Bem a todos do grupo.” (Paulo e Natalina-Grupo Santos Apóstolos – Caxias do Sul)

“Gostei muito deste encontro. Que nosso olhar esteja sempre voltado àqueles que precisa da nossa ajuda nossa ternura e misericórdia.  Que tenhamos a paciência que respondeu com calma. Três vezes sim “Jesus sabe que te Amo” (Darci – Grupo de Casvavel-PR)

“O que me chamou atenção entre esses dois apóstolos é que na adversidade eles tinham uma coisa em comum. A comunhão. Levar o Evangelho aos povos. Só Jesus conhece bem quem somos e o que podemos realizar. Estes dois personagens nos fazem ter acesso a nossa condição humana somos barro frágeis, inconstante.” (Dione – Grupo de Cascavel-PR)

“O que me encanta mesas. Duas personagem a obediência e também a coragem de enfrentarem todos os obstáculos por amor ao divino mestre. Nada os pode os deter eles se lançaram. De corpo e alma saíram deles mesmo para ir ao encontro do outro são nestas atitude que eles respondem a pergunta de jesus tu me amas…” (Iracema – Grupo de Cascavel-PR)

Nossa fé cristã hoje e a mesma de Pedro e de Paulo seguir Jesus Cristo e nossa maneira de viver oferecer o evangelho a todos. O dom do caminho fraterno nos torna abertos ao povo a qual somos enviados. (Imelda – Grupo de Cascavel-PR)

“Boa tarde irmãos é com muita alegria que participei com vocês esse momento tão especial, cada um no seu cantinho mais ao mesmo tempo sentindo tão perto através da oração partilhando esse momento tão especial festa de Pedro e Paulo ,  peçamos a  Deus que permaneçam unidos na fé e que não percamos a esperança.  Que melhores dias virão um abraço a todos.” (Laurinete Borges Pereira – Campo Grande -MS)

“Vivenciar a novena de Pedro e Paulo nesse tempo de não encontro físico, com certeza nos levou a reviver o que juntos já partilhamos. Estou muito agradecida por todo material que  chegou via internet. E mais o boletim fechando o mês que comemora nossos Santos apóstolos. Deus abençoe a todos”. (Sirley Diniz Boza – Campo Grande -MS)

“A novena nos enriqueceu muito, Jesus Bom Pastor e Maria pastora se fizeram presente em cada dia da novena, o que nos fortalece em todos os dias da nossa vida. Tenha um dia abençoado e maravilhoso, beijos carinhosos e fraterno dos amigos e irmãos de sempre.” (Claudio e Marileida de Paula Gravena – Campo Grande -MS)

“Eu e minha família somos gratos a Deus por permitir, mesmo de forma remota, participar novamente da preparação e celebrar a Santa festa dos Santos Pedro e Paulo. O espírito missionária de Paulo e a fé de Pedro nos mantém firmes na busca da santidade. Obrigadíssimo à equipe de edição do material, grande abraço a toda família Paulina. Continuamos nossa missão e que Deus nos abençoe.” (João Sebastião da Silva e Irene – Campo Grande -MS)

“Estou muito agradecida ao bom pastor pelas novenas; me fortaleceu muito na fé neste tempo de quarentena que estamos enfrentando, que São Pedro e São Paulo nos ilumine a cada dia para crescermos na fé e esperança sempre confiantes na graça de Deus. A todos meus irmãos cooperadores meu abraço fraterno.” (Josefina A. Almeida – Campo Grande -MS)

Nós de Canela agradecemos a Equipe que preparou o material da novena e ficamos encantadas com as reflexões, com os temas proposto. Acompanhamos diariamente e nos sentimos de novo chamadas a ser cooperadoras, nos sentimos inseridas no contexto, cada vez mais comprometidas com a Palavra de Deus e a missão de evangelizar. Somos três cooperadores de Canela, eu Alice, a Zenaide e a Nelsi. E o Bom Pastor que sempre está conosco.” (Grupo de Canela – RS)

“Bem, a minha reflexão sobre ser  cooperador(a) está  sendo  uma experiência muito  boa,  apesar  de  ainda estarmos no caminho para compreender bem o que um cooperador(a) faz. Mas, esse boletim que recebo todos os meses traz uma mensagem muito bonita sobre a vida de Paulo e também sobre  a vida do Padre Alberione, que nos leva a um conhecimento de vida muito maior que nós  mesmos podemos dizer, o amor que ele tem por Jesus Cristo e com as pessoas  ao seu redor” (Rosângela Amazonas Bezerra – pelo Grupo de Boa Vista – RR)

 

 

Nilziany Bandeira Guedes Moretti

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor.

2 comentários em “Dia do Cooperador Paulino Parte III – final”

  1. “Viver e anunciar Jesus Cristo: eis a missão do Cooperador Paulino. Venha conhecer essa vocação que tem ecoado em muitos corações de pessoas de todas as idades.

  2. Obrigada queridos e queridas cooperadores/as pela partilha das experiências vividas. Que Jesus Mestre e Pastor centro sempre o centre das nossas vidas, famílias e missão. Meu carinho, abraços e preces

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar