Cooperadores

Dia d@ Cooperador/a Paulin@ – Parte II

“Os Cooperadores são pessoas que tem os sentimentos de Cristo, que tem instrução cristã mais ampla, uma fé mais viva. Os Cooperadores são aqueles que levam uma vida melhor; são aqueles que tem zelo e pensam na salvação das pessoas; aqueles que vêem na Família Paulina uma iniciativa, uma organização religiosa que, enquanto busca aperfeiçoar-se, quer anunciar Jesus Cristo ao mundo, a sua doutrina, com os meios modernos: imprensa, cinema, rádio, televisão.” (Alberione)

Queremos hoje, com muita alegria, dar continuidade à publicação de mais alguns dos testemunhos (fragmentos) dos Cooperadores da nossa Província à partir da vivência da Novena realizada aos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, bem como do Dia do Cooperador Paulino. Acompanhemos,

Recordemos em síntese este momento de graça!

Fragmentos de testemunhos

Conectados a Cristo pelo Fundador

“Com a nossa celebração dos Cooperadores, quero finalizar agradecendo aos Coordenadores dos CPAJBP por todo este empenho de estar entregando para nós estas novenas, que foram riquíssimas para nossa  caminhada, para a nossa vida diária, para a nossa espiritualidade e interiorização. Foi como um bálsamo, que caiu em cima da ferida, para todos nós enriquecermos e termos mais capacidade para levar adiante este nosso trabalho missionário! Fazer parte da Família Paulina; fazer parte da Família de Jesus e cumprir aquilo que Ele quer de nós! Estamos dispost@s a dar continuidade como bem nos motivou o novenário com estas riquezas e maravilhas de textos enriquecedores, recebidos durante toda essa novena a São Pedro e São Paulo. Agradecemos a Deus pela Família Paulina, Irmãs Pastorinhas; agradecemos à equipe organizadora”. Com o fundador conectamos mais a Cristo. (Nilda Bandeira – Conceição do Tocantins – transcrição fragmentos de áudio)

“Neste dia dos nossos protetores São Pedro e São Paulo, lendo o nosso boletim, me chama a atenção que Deus chama a cada um de nós não pela nossa força, não pelo nosso brilhantismo, mas sim pelo puro amor de Deus que nos olhou, com ternura e nos chamou para sermos seus cooperadores, de forma simples, lá onde estamos…na nossa   família, na vizinhança, no trabalho, na comunidade. Irradiando Jesus no nosso jeito de viver!!! Que São Pedro e São Paulo nos abençoe sempre!!!” (Heloisa Maria Rigon Borsa– Porto Alegre)

Nós, aqui do grupo de Canela estamos sempre unidas em oração. Acompanhamos a novena, cada uma em sua casa, mas em comunhão. Somos sempre agradecidas às Irmãs Pastorinhas pelo convívio, pelos ensinamentos e a amizade. Muito gratas por termos sido convidadas a sermos Cooperadores de Jesus Bom Pastor e guiadas e comprometidas com a fé que professamos. Ela nos proporcionaram poder festejar este dia dos Santos Apóstolos. Gratidão. (Grupo de Canela-RS)

  “Olá cooperadores, espero que estejam todos bem! A novena em preparação da festa de São Pedro e São Paulo, foi muito importante para nós, dois Santos Apóstolos que sofreram muito, mas nunca deixaram de evangelizar. Para nós é um exemplo a ser seguido, precisarmos evangelizar sempre, mesmo diante das dificuldades que vivemos, sabermos que haverão momentos difíceis, que bom se pudermos dizer. Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. Abraço a todos!” (Nadir Grando – Bento Gonçalves – RS)

“Jesus Cristo, eis a missão, sou cooperador de Jesus Bom Pastor”. Cada um de nós também foi chamado a esta vocação, não por nossas capacidades, brilhantismo ou potência. Mas, pelo puro amor de Deus que nos olhou com ternura e nos disse: segue-me resgatemos este dom de vocação leiga na igreja. (Apoliana Bispo – Conceição do Tocantins) 

    “Partindo do texto lido, várias coisas chamam a atenção da gente, como o próprio, a proposta, o colocar-se a disposição, a vida a serviço de, com e com quem, o chamar a atenção, o olhar o outro. Mas, eu chamaria atenção para três momentos: a compaixão, que não devemos nos permitir sermos indiferentes a cada um/a e a questão mais uma vez da misericórdia. Nós cristãos temos que ter isso presente: coragem e compaixão, para com os outros, principalmente, com os caídos neste tempo de pandemia. E a gente vem notando que a solidariedade, a solicitude do povo para com o povo; todos quando podem dão o pouco que tem e os ricos continuam na soberba da mesa. Reforço a fala a uma questão que é sublimar no texto que é reavivar a paixão por Cristo, de ser cristão, de ser fiel. De como nós cristãos reavivamos a paixão por Cristo. Outra questão que faz sentido para todo sempre é reafirmar a verdadeira compaixão, verdadeiro desafio dos cristãos na caminhada com Jesus Cristo. (Jorge Teixeira – Porto Alegre – transcrição fragmentos de áudio)

“Queridos Cooperadores, durante esse novenário de São Pedro e São Paulo eu fiz minhas novenas sozinhas, refleti muito e vi o quanto é importante a gente ter aquele olhar misericordioso, acolhedor; aquele olhar que cuida e liberta; aquele amor que sabe cuidar das pessoas, principalmente nesse momento de pandemia. “Como queres, Senhor, que eu viva essa realidade, em ti e contigo? Como ser sinal do teu amor que cuida e é solidário?” Certamente, como o fizeram Paulo e seus cooperadores em tempos difíceis dos primeiros séculos da Igreja, encontraremos formas de sermos irradiação do Cristo Crucificado Ressuscitado junto àqueles que moram conosco, com nossos vizinhos mais próximos, com nossa comunidade. Posso fechar-me no meu individualismo ou encontrar formas de solidariedade. Posso viver em Cristo ou preso no meu eu; o cristão procura viver em tudo, em qualquer situação, a sua identidade que é amor a Deus e aos irmãos.” Então foi essa parte do Boletim que mais achei importante. Que jesus Bom Pastor nos conduza e que tenhamos a força e alegria de Pedro e Paulo para a gente dar continuidade seguindo os passos de Jesus. ‘Até que Cristo se forme em nós’.“ (Marlene P. S. Alves – Conceição do Tocantins – transcrição fragmentos de vídeo)

“Esses dois personagens nos fazem lembrar que devemos sempre estar atentos, buscando a misericórdia de Deus porque assim como eles também carregamos dentro de nós um Simão e um Saulo a quem não devemos descuidar, pois estão sempre querendo aflorar dentro de nós. Deus nos deu nós o livre arbítrio, de escolha a cada instante. Temos que ter a centralidade numa fé  convicta, porque em cada obstáculo Jesus nos faz a mesma pergunta que fez a Pedro de Paulo: “Tu Me Amas?!”. (Terezinha Pereira – Grupo de Cascavel- PR)

Nilziany Bandeira Guedes Moretti

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor.

1 comentário em “Dia d@ Cooperador/a Paulin@ – Parte II”

  1. Nossa gratidão pela dedicação desta Equipe de Comunicação especialmente Nilziany por este trabalho de registro e divulgação deste material tão rico. Deus abençoe e faça frutificar em perseverança e amor á missão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar