Cooperadores

Dia d@ Cooperador/a Paulin@ – Parte I

 Um dos ramos da grande árvore – Família Paulina –  somos nós – Cooperador Paulino, pensado e sonhado com carinho pelo Bem Aventurado Pe. Tiago Alberione em 30 de junho de 1917.  Assumimos a espiritualidade e a missão da FP para viver integralmente o Evangelho e anunciar Jesus Cristo Mestre Pastor, Caminho, Verdade e Vida a toda humanidade!

Neste ano, para celebrar a Festa do Cooperador Paulino, em meio a esta pandemia da Covid-19, tivemos a oportunidade de nos últimos dias, 20-28 de junho de 2020, Cooperadores Paulinos Amigo de Jesus, juntamente com as Irmãs Pastorinhas, rezar a Novena em hora aos Santos Apóstolos Pedro e Paulo com o tema geral “Olhando”, hoje, a humanidade que sofre com o “olhar” dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo”,  e a cada dia uma temática era refletida e meditada com o método alberioniano – Caminho, Verdade e Vida.

As novenas foram encaminhadas via whatsapp ao grupo dos Coordenadores e estes enviavam aos grupos que representam. Aos cooperadores que não tinham acesso à internet, cuidadosamente, foram entregues cópias das novenas para que também pudessem estar em sintonia com os demais membros e rezar em casa. A conclusão das novenas se deu com a Festa de S. Pedro e Paulo, rezado pela igreja, este no domingo 28, e também comemoramos o Dia do Cooperador, num momento celebrativo, para a maioria dos grupos em casa devido o momento que vamos vivendo; outros tiveram a oportunidade de participar da Santa Missa em suas paróquias.

Com uma motivação específica e bem antecipada, foi possível celebrar nosso dia em comunhão! Na tarde do dia 28 cada cooperador/a, em sua casa, sozinho ou com a família fizeram a leitura/estudo do Boletim Informativo, registraram esse momento, alguns com fotos, vídeos e outros com áudios falando sobre esse momento, o conteúdo desse material e também sobre pontos marcantes do novenário vivenciado nestes dias. Enviaram, cada um no seu grupo e, os coordenadores, encaminharam à coordenação da Província. Quanta riqueza nos testemunhos ali apresentados! Foi possível sentir a presença de todos e a saudade que estão sentido dos encontros mensais e dos retiros.  Decidimos compartilhar testemunhos deste momento de traça de modo a fazermos circular em todos os grupos o dom de Deus para nós nestes dias.

Aqui e nas próximas postagens na página vamos saborear os testemunhos (fragmentos) dos Cooperadores da nossa Província:

  “Estamos passando por um momento desafiador para a humanidade, eu digo desafio, pois desafio é chamamento, Deus está a nos chamar para transformar a realidade do mundo. Nossa, eu penso então em dificuldade, que significa obstáculo, isso é grande demais pra mim “transformar o mundo”, como faço? Esse transformar é no micro, não está no macro, no grande, na imensidão do universo. Está no meu micro, no meu mundo, nas minhas atitudes, nas minhas ações do dia a dia, naquilo que realizo de bom pra mim e pro meu irmão. Está na mão estendida, no afago, na palavra de encorajamento, no engajamento solidário, está na conexão com as coisas de Deus.” (Gislaine G. Carlin – Grupo Jesus Mestre Pastor – Caxias do Sul) 

“Pra mim Pedro e Paulo são um alicerce na minha vida de cooperadora e na valorização de cada membro do grupo. Embora as diferenças culturais, entre eles havia respeito, harmonia, firmeza, confiança e uma fé inabalável em transmitir os ensinamentos do Mestre Pastor ao ponto de dar suas vidas. Que sejamos firmes no serviço e nos ensinamentos da palavra de Deus. A novena dos Apóstolos Pedro e Paulo foi mais um motivo para nos unir, nos comunicar, rezar e viver nossa vocação paulina. Não foi por acaso que o Padre Alberione escolheu-os como nossos protetores: Homens fortes e com o coração aquecido pela Palavra de Deus. Esse Boletim fecha a reflexão proposta na novena. Nos questiona, estimula e reaviva em nós a paixão de Pedro, Paulo e Alberione. De “Simão a Pedro e de Saulo a Paulo” há um caminho a ser trilhado diariamente onde vivemos nossa missão.”  (Íris Maia – Pinhais -PR)

“São Paulo Apóstolo rezava, cantava e escrevia cartas quando estava preso. Estamos vivendo uma fagulha dessa prisão de Paulo, quando não podemos sair de nossas casas. Não podemos nos ver, nos reunir, nos abraçar. Mas, Alberione nos aponta o caminho, o caminho que JBP quer e Paulo escreve: “Peço a vocês que se comportem de modo digno da vocação que receberam, sejam humildes, pacientes e suportem um aos outros no amor.” Mesmo distantes, porém unidos estamos fazendo o possível, procurando realizar o sonho de Alberione – irradiar Cristo às crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres com ideal Paulino – viver e dar Jesus a todos e agora utilizando os meios eficazes que o homem inventou para suprir suas necessidades de se comunicarem”. (Grupo Pedro e Paulo – Anastácio –MS)

“Que alegria ter o privilégio de receber o Boletim dos cooperadores, que muito nos ajuda à refletir e rezar. Sim, enquanto cooperadores de Jesus Bom Pastor, que tenhamos as mãos e as mentes iluminadas à luz de Jesus. As trevas devem ser afugentadas, as orações intensificadas, buscar acalento através da palavra de Deus, porque mesmo com este tempo de quarentena, devido à Covid-19, Jesus Bom Pastor é fiel sempre. Vivemos o isolamento social, crise financeira, desemprego, dúvidas, o medo que sentimos, não pode abalar nossa fé. É preciso ir no fundo de nosso ser e sentir a presença D’ELE. Ele, está conosco, nunca  nos abandona. Temos que ter  uma confiança ativa. Deus nos capacita para enfrentar as situações. Nosso olhar é de que temos que cuidar de nosso interior e nos inspirar com ações pela vida, ajudando ainda mais os necessitados. Importante nos perguntar,  para que estamos no mundo, senão para amar à Deus e fazer a diferença!!!? Como o apóstolo Paulo levou o evangelho à todos os cantos e Alberione,  nosso amado fundador, nós também inspirados neles, podemos agir em todos os ambientes com ações simples: “Com uma vida santa, com o apostolado da oração, do exemplo  e do sacrifício, com as obras, fazer penetrar em nosso meio os princípios cristãos e católicos!” (cf. Boletim número 75). Somos felizes por fazer parte do grupo de cooperadores Paulinos, juntamente com nossas amadas Irmãs Pastorinhas!! Grande abraço à todos!!! (Grupo Santos Apóstolos de Caxias do Sul)

“Desejo para todos nós cooperadores, neste dia, tão especial, que sejamos abençoados, e protegidos, por São Paulo, para que possamos seguir, com humildade e bom humor, nossa missão, junto daqueles com os quais dividimos nosso dia a dia! Que sejamos sensíveis para ouvir as orientações vindas de Deus, para que sejamos perseverantes em nossa fé, renovando nossa esperança, para enfrentarmos as situações difíceis que se apresentam! Que tenhamos saúde, alegrias e leveza, para dar nosso testemunho de cooperadores!” (Maria Regina – Grupo de Porto Alegre)

Clique na imagem abaixo para assistir

 

Clique na imagem abaixo para assistir

 

Nilziany Bandeira Guedes Moretti

Membro da equipe de comunicação da Província Jesus Bom Pastor.

1 pensou em “Dia d@ Cooperador/a Paulin@ – Parte I”

  1. Nossa gratidão a Jesus Bom Pastor que através de seu Santo Espírito orientou a escolha desta Equipe de Coordenação que muito tem se dedicado a despertar maior amor é pertencimento dos Cooperadores a nossa Associação e ao fortaleciimento de nossa espiritualidade. Muito obrigada! Deus vos abençoe e a vossas famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar