Blog
Assembleia Provincial em processo de sinodalidade
Assembleia Provincial em processo de sinodalidade
As Irmãs Pastorinhas da Província Pe. Alberione, com sede em São Paulo, estiveram reunidas em Assembleia, de 21 a 28 de janeiro, englobando vários eventos: partilha de como as comunidades viveram este período de pandemia; repasse dos conteúdos e conclusões do 8º Intercapítulo; apresentação dos relatórios do último Governo Provincial e a transmissão do Serviço Evangélico da Autoridade; celebração da Primeira Profissão Religiosa de Gabriele Camelo de Moraes e dos jubileus de Prata de Profissão Religiosa de Ir. Rosilda de Lima e de Diamante de Ir. Bertila Picelli; finalizando com o Planejamento Provincial para o ano de 2022 e a reunião do Conselho Provincial ampliado.
Transmissão do Serviço Evangélico da Autoridade
Depois da apresentação dos relatórios do último Governo Província, segundo as quatro áreas programática, feita nos dias 21 e 22 de janeiro, no domingo da Palavra, instituído pelo Papa Francisco, 23 de janeiro, durante a celebração Eucarística presidida pelo Padre Valdez Dalla Agnese, houve a transmissão do Serviço Evangélico da Autoridade, para a nova equipe de Governo Provincial.
A procissão de entrada foi precedida pela Bíblia, seguida da Regra de Vida que pauta nosso caminhar, e os símbolos do serviço: bacia e toalha do lava pés e a sandália da disponibilidade missionária; acompanhou também a luz do ‘esperançar’ que vai se acendendo a cada dia e o terço, que nos coloca sob proteção da Pastora, modelo da maternidade pastoral.
Num clima orante e de muita comoção, foi expresso o agradecimento ao grupo que concluiu tal serviço: Irmãs Maria de Fátima Piai, Maria de Lourdes Lara, Amélzia da Soledade Dias e Elenir Agustini, bem como renovadas esperanças para as que assumiram esta nova responsabilidade: Ir. Sonia de Fátima Batagin, Superiora Provincial, Irmãs Maria de Lourdes Lara, Amélzia da Soledade Dias, Daniela Vasconcelos e Rosilene de Lima, conselheiras. Que o Espírito Santo ilumine a nova Equipe Provincial que exercerá este ministério pelos próximos quatro anos.
8º Intercapítulo
Foi apresentado o conteúdo elaborado a partir da avaliação e reflexões do triênio, que será objeto de estudo e partilha nas comunidades, no decorrer deste ano. O apelo maior é o de que possamos todas vivenciar a profecia da maternidade pastoral, com novo impulso missionário, indo ao encontro da humanidade que sofre.
Foi comunicado ainda, sobre Processo de Leitura Sapiencial do Carisma (LSC) e entregue a Primeira Ficha, preparada pela equipe responsável, a qual nos coloca também no caminho de preparação ao 10º Capítulo Geral.
Planejamento Provincial
Depois de celebrarmos com alegria na Festa da Conversão de São Paulo, Profissão Religiosa e Jubileus, na quarta-feira, 26, tivemos uma manhã de formação sobre a análise da conjuntura atual, com o Professor e teólogo Fernando Altemeyer Junior. Foi um momento importante para um olhar amplo da realidade brasileira, para depois prosseguir com o nosso planejamento. Assim foi elaborado o Plano Provincial, em comunhão com o Plano Geral da Congregação, sempre em sintonia com as orientações do Papa Francisco, para uma Igreja Sinodal, que marca o nosso caminho rumo ano 10º Capítulo Geral, que será realizado em meados do ano 2023.
Em vários momentos, durante toda a Assembleia, as comunidades tiveram oportunidade de partilhar como viveram este período de pandemia, os desafios enfrentados e conquistas na mudança de metodologia e melhor aproveitamento dos meios de comunicação social.
A Assembleia foi encerrada no dia 28, com a reunião do Conselho Provincial Ampliado e a Celebração Eucarística conclusiva, presidida pelo Pe. João Paulo da Silva, ssp.
Que Jesus Bom Pastor e Maria Pastora, sua e nossa mãe, nos conduza na vida comunitária e na missão, para que sejamos fiéis até o fim, no amor e no compromisso vocacional, sendo criativas e corajosas para enfrentar os desafios que se apresentam a cada dia.
Ir. Inácia Josefa dos Santos e Ir. Bertila Picelli, sjbp.