Blog

“SANANDO AS PRÓPRIAS FERIDAS”

Seminário Internacional sobre a proteção da criança e do adolescente na igreja

Aconteceu o SEMINÁRIO INTERNACIONAL “SANANDO AS PRÓPRIAS FERIDAS” sobre a proteção da criança e do adolescente na igreja, nos dias 29 à 03 de maio de 2019, na FAZENDA DA ESPERANÇA em Pedrinhas – Guaratinguetá – SP.

Foram convidados irmãs e padres que acompanham as FAZENDAS DA ESPERANÇA de vários países como os do Cone Sul. Ao todo, eram 340 participantes. Na abertura estavam presentes 40 bispos.

Este Seminário, foi assessorado por Pe. Hans Zoliner SJ, membro da comissão Pontifícia de proteção de menor, representando o Papa Francisco, que atua no grupo consultivo de vítimas; e outras entidades que exercem a missão em defesa de pessoas vitimadas e ou na prevenção, assim como na elaboração das orientações de enfrentamento do abuso sexual. Entre elas destacamos: Semente do Verbo, Focolares, Maristas, e Frei Hans Stapel, pela Fazenda da Esperança.

Temas desenvolvidos:

– A importância da escuta e acompanhamento das vitimas

-depoimento de várias vitimas –

Abordagem Psicológica (ADI)

– O enfretamento da temática do abuso sexual dentro da igreja, nas últimas décadas.

-Questões jurídicas e canônicas no Brasil em relação ao enfrentamento

– O desafio e formação dos candidatos ao presbitério e à vida religiosa.

Foi um seminário muito rico com as experiências e alertas sobre o assunto que também nos questiona nosso cuidado de inserção, no grito dos que sofrem.

Para quem ainda não conhece existe uma cartilha da CNBB sobre “O CUIDADO PASTORAL DAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL”, certamente será revisada a partir das novas reflexões e realidade atual.

Que Jesus Bom Pastor nos ajude a escutar novos gritos da humanidade que tanto sofrem às escondidas.

 

Irmã Rosa de Paula

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar