Área Restrita

O Pontificado de Francisco

Incluída em: 02/03/2017 | 15:32



 

Confira a entrevista do IHU ao teólogo  Fernando Altemeyer sobre o pontificado de Francisco

 

IHU On-Line - Qual sua avaliação sobre o pontificado de Francisco?

Fernando Altemeyer Junior - Eu estou entusiasmado, tenho até dificuldade em ter uma distância crítica. Esses quatro anos têm sido muito fecundos. O fenômeno Francisco está realmente avançando e sendo bem acolhido, fazendo uma reforma na Igreja e em seus fundamentos. Fico muito feliz com o estilo do papa, sua forma de ser pastor e bispo de Roma, com suas propostas, viagens e todos os sinais. O pacote é muito bom.

 

IHU On-Line - No que o atual pontificado fez avançar e quais seus maiores desafios?

Fernando Altemeyer Junior - Em quatro anos, ele fez muito em vista ao que tínhamos paralisado em quase 50 anos de bloqueio ao Concílio Vaticano II. É inegável sua sintonia com o mundo atual, todo o contato com as situações de pobreza, assumiu uma postura profético-sapiencial inegável em relação à imigração, aos refugiados, às culturas. Internamente, é positiva a nomeação dos 44 novos cardeais, que são de todos os azimutes do planeta e com perspectivas pastorais muito mais concretas.

Ainda há a questão da sintonia que ele assumiu, especialmente na Laudato Si’, com a questão ecológica. Tudo isso são avanços consideráveis que estavam em semente, mas que não tinham eclodido. Agora, com ele, como um catalisador, isso se fez. A questão migratória é a questão atual do planeta e ele a assumiu. A questão dos refugiados explodiu como a questão mais grave para a Europa, os Estados Unidos e países do primeiro mundo que fizeram muros; o papa quebrou esses muros e falou das pontes. Esses são os pontos positivos.

 

Leia mais...