Área Restrita

Semana Missionária em Pauini-AM

Comunidade:

Incluída em: 07/06/2018 | 16:54

5 comentário(s) ...



Entre os dias 25 de maio a 03 de junho de 2018, enviadas por Jesus Bom Pastor, nós Irmãs Pastorinhas das duas Províncias brasileiras estivemos em Pauini-AM, para mais uma etapa da nossa cooperação com a Paróquia Santo Agostinho, Prelazia de Lábrea-AM.
Desta vez, juntamente com uma vocacionada, outros missionários leigos de Ji-Paraná, duas Irmãs, das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento e Missionária Agostiniana, e os missionários locais participamos da grande Semana Missionária das Santas Missões Populares.
Logo na chegada, dia 25 de maio, houve um encontro de acolhida e oração entre os missionários de fora e os locais. E no dia 27 de maio, vivenciamos a celebração de abertura presidida por Dom Santiago Sánchez Sebastián, bispo da Prelazia que juntamente com o coordenador de Pastoral ajudou nas visitas às famílias.
 
 
No dia 28 de maio iniciamos as visitas missionárias às famílias da cidade de Pauini-AM. Nosso dia tinha início com a oração comunitária com povo, ainda de madrugada, seguido de um café partilhado. Durante o dia, as equipes missionárias, devidamente organizadas, faziam visitas às famílias e à noite aconteciam celebrações em comunidades ou setores conforme o tema específico do dia, conforme esquema das Santas Missões Populares.
Sentimos muito forte a acolhida e sede do povo pela Palavra, a convivência, a partilha, a entreajuda entre os missionários. Foi muito marcante na missão, a presença linda e alegre das crianças, adolescentes e jovens que animaram ainda mais essa missão, dando um rosto de esperança à essa Igreja local. Sinal de esperança e alento é também a presença das lideranças leigos/as animando cada uma das comunidades, sendo sal e luz do mundo.
 
 
Impactou-nos profundamente a pobreza do município, que contrasta com a alma acolhedora, simples e humana deste povo tão rico em valores, muitas vezes esquecidos em nossa sociedade capitalista e consumista.
De fato, materialmente, Pauini é um município muito pobre, com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil como o demonstra um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, com os dados do último levantamento nacional, realizado em 2010. Pauini está entre os trinta municípios mais pobres do Brasil, ocupando a 5.538ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros. (cf. http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/pauini_am)
 
 
Em nossas visitas constatamos de perto essa situação de descaso político, a falta de saneamento básico e de condições mínimas de saúde, alimentação, moradia, trabalho, que acarreta vários problemas sociais como violência, drogadição, alcoolismo entre outros. Na avaliação final entre os missionários, foram vistos caminhos para fazer frente aos desafios encontrados.
Sentimos de perto o grito do povo por melhores condições de vida; cortou o nosso coração missionário tantas realidades de abandono encontradas em muitas casas, as quais nos fizeram sentir arder ainda mais nosso desejo de continuar partilhando com este povo, as nossas vidas como faria Jesus Bom Pastor, com os últimos da sociedade.
 
 
 
Agradecemos a Deus que nos sustentou em cada momento. Louvamos pelos sinais de vida e esperança nascidos na partilha, a alegria dos missionários, a presença junto ao povo, as celebrações que foram luz e esperança de renovação pessoal e eclesial a partir das SMPs.
No sábado dia 2 de junho cada comunidade, após a renovação das promessas batismais ergueu o cruzeiro. E no domingo, dia 3 de junho, aconteceu o grande momento conclusivo da semana missionária com a implantação do Cruzeiro símbolo das SMP, junto ao Centro Esperança, obra social dos Freis Agostinianos na Paróquia, com a presença de todas as comunidades.
Agradecemos aos Freis Joseph Shonibare e Artenildo Alves Costa pelo convite, acolhida e coração missionário. Agradecemos a todos que nos ajudaram para a realização desta missão seja com orações, seja com recursos materiais. Com a graça de Deus queremos continuar repartindo nossas vidas com o povo que Deus nos envia.
 
Irmãs Pastorinhas participantes:
Amelzia, Elisabete, Eunice, Jeaniele,
Marta, Suzimara e vocacionada Polyana


Ir. Cáritas

E-mail: caritaszamonaro@gmail.com - Data: 08/06/2018 | 09:09

Obrigado Jesus Bom Pastor, pela oportunidade que você deu para nossas Ir. Pastorinhas de conviver com o povo que precisa de nossa maternidade Pastoral Deus proteja voces pelo trabalho realizado. Com carinho,Irs. Pastorinhas comunidade Sâo José.

iIr. Teresinha Sartori

E-mail: tere.sartori@yahoo.com.br - Data: 08/06/2018 | 10:26

COM UM CORAÇÃO AGRADECIDO,POR ESTAS PORTAS QUE SE ABREM E ACONTECE SINAIS NOVOS QUE NOS COMPROMETE. PARA CADA UMA DE NÓS O Espírito Santo continue iluminando.

Ir Aneti

E-mail: anetineumann@yahoo.com - Data: 08/06/2018 | 10:49

É esta a Igreja que o Papa Francisco pede que sejamos, é diferente quando participamos do processo de alguma maneira, alguns rezando, outros ajudando com os recursos financeiros, ou ainda com apoio oferecendo algo que lhe é importante mesmo que seja uma palavra a aqueles que vão ao encontro do povo sofrido e sedento de Deus. Por tudo louvamos ao Senhor, porque estamos ajudando na construção de seu Reino, já aqui e agora.

Ir. Lazara Maria Vieira Camargo

E-mail: lazaravieira@Yahoo.com.br - Data: 08/06/2018 | 15:59

Queridas Irmãs, lindo trabalho Pastoral! Jesus Bom Pastor continue vivo e crescente no coração de todos que participaram dessa Missão. Maria a Boa Pastora esteja sempre provocadora na busca de viverem com ardor a Palavra de Deus. À vocês que foram as missionárias e missionários sejam abençoados e recompensados com as graças divinas. Obrigada pelo amor e dedicação ao povo. Abraços e preces.

Maria Sandra Rodrigues

E-mail: maceiosandrinha@yahoo.com.br - Data: 10/06/2018 | 21:52

Infelizmente não pude estar junto com vocês na missão. Todavia, a cada manhã meu coração em prece se unia aos missionários/as que responderam ao chamado de Jesus Bom Pastor , para ser sal e luz no chão das inúmeras comunidades espalhada na Prelazia de Larbea. Que o espírito missionário cada vez mais seja fortalecido n através de experiências de fé tão marcantes . Abraços fraternos.

 
 
 

digite os números e as letras (maiúsculas ou minúsculas) conforme a imagem no campo abaixo para validar seu contato