Área Restrita

14º Intereclesial das CEBs.

Comunidade: Vila Califórnia – Casa do Noviciado - São Paulo - SP

Incluída em: 01/02/2018 | 16:30

2 comentário(s) ...



 

“Espiritualidade da Libertação é a  espiritualidade de Jesus de Nazaré, que fez a opção radical pelos pobres, solidarizando-se com eles, amando-os em profundidade.”

 

 

Como Igreja povo de Deus o trem das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) esteve presente em Londrina - PR, de 23 à 27 de janeiro de 2018, acolhendo cerca de 3.300 delegados e delegadas para o 14º Intereclesial das CEBs.  Aprofundamos o tema: “CEB’s e os desafios no Mundo Urbano, e o lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo.” (Ex. 3, 7).

            As CEB’s se organizam como rede/célula, tendo como característica essencial provocar o envolvimento e a participação ativa de todas as pessoas nos processos de decisão e transformação das realidades, para todos tenham mais vida.  A diversidade de povos, etnias, Igrejas e comunidades tradicionais, configuram o rosto das CEB’s. Foi bonito de ver, nos momentos de mística, as diversas regiões expressando suas singularidades culturais e a presença marcante das juventudes que se expressaram de modo criativo, provocativo e cheio de vida!

Seguindo a metodologia do ver, julgar e agir o encontro aconteceu por meio de dinâmicas, oficinas e palestras, e vários assessores nos transmitiram e nos ajudaram a refletir que: “não dá para ser neutro diante da injustiça! A opção pelos pobres é uma marca que nos define, e, no contexto de oprimido e opressor, é bom sempre escolhermos o que gera libertação”.

 

 

 

Muitos são os desafios e os apelos do mundo urbano, é preciso com urgência que saibamos escutar os gritos dos marginalizados de hoje, em nossa sociedade. Dentre a pluralidade que a cidade apresenta é necessário compreender a racionalidade urbana colocando em prática um agir inclusivo que nos possibilita “ver, ouvir, e descer para dar continuidade ao projeto de libertação iniciado por Jesus de Nazaré.”

 Benditas sejam todas as pessoas que nos acolheram em Londrina, e as que trabalharam neste encontro. Iluminados pela palavra de Deus, e, na ousadia de sermos Igreja em saída como assim nos motiva Papa Francisco, saibamos sempre mais fortalecer em nós a teimosia de buscar um mundo novo que é possível e necessário.  

Sou grata pela oportunidade de celebrar e participar do 14º Intereclesial. Eu me encontro na CEB’s! Convido a embarcarem no trem das Comunidades Eclesiais de Base, cuja próxima parada será em Rondonópolis – MT em 2022.

Venha com alegria participar conosco do 15º Intereclesial!

 

 

Noviça, Gleiciane De Lira Santos. 

 



Ir. Cáritas

E-mail: caritaszamonaro@gmail.com - Data: 01/02/2018 | 17:19

Parabéns Cleciane que bom você participou de lindo trabalho creio que sera muito aproveitoso na Missâo Pastoral, vai em frente o Bom Pastor vai iluminando a caminhada. Irs. Pastorinhas comunidade Sâo José.

Ir. Bertila

E-mail: irbertila@bol.com.br - Data: 05/02/2018 | 15:05

Todo este povo reunido nesta diversidade de cultura, raça, religião, buscando vivenciar um processo de libertação na construção do Reino de Deus, é a imagem do dia de Pentecostes: todos ouviam na sua língua o que o Espírito fala. Que os frutos deste encontro possa irradiar por muitos espaços.

 
 
 

digite os números e as letras (maiúsculas ou minúsculas) conforme a imagem no campo abaixo para validar seu contato