Área Restrita

"Uma Igreja em saída"

Data 31/07/2018 | - Hora 08:34
Postado por Ir. Jeane B. Aguiar
2 comentário(s) ...

 

Curso de Especialização Pastoral: “uma Igreja em saída”

 

 

                O curso de Especialização Pastoral aconteceu de 8 a 26 de julho. O grupo é formado em sua grande maioria de padres, um seminarista em vias de ordenação sacerdotal, um leigo e uma religiosa de todos os lugares do Brasil, preocupados com caminho pastoral em suas dioceses e paróquias.

                A proposta do curso, que está organizado por módulos, é a seguinte:

  • ü  Primeiro módulo, de 8 a 24 de janeiro. Ofereceu recursos para um diagnóstico pastoral com os conteúdos: diagnóstico teológico do tempo presente e diagnóstico pastoral, análise de experiência religiosa no Brasil, espiritualidade da prática pastoral, metodologia e algumas experiências significativas.

 

  • ü  Segundo módulo, de 8 a 26 de julho, indicou saídas para a pastoral em “tempos de travessia”. Conteúdos: uma pastoral de engendramento, arriscar o anúncio da fé na sociedade, a pastoral na era digital, bíblia e pastoral, pastoral litúrgica-sacramental, evangelização e as juventudes, metodologia, experiências significativas e apresentação do diagnóstico pastoral. Portanto, foram dias densos, questionadores e de muita entreajuda. As matérias apresentadas apontaram pistas para uma possível intervenção pastoral a partir do diagnóstico realizado. Foram três semanas intensas. Na primeira semana as aulas foram sobre “uma pastoral de engendramento”, “arriscar o anúncio da fé na sociedade” e “a pastoral na era digital”. A pastoral é o lugar da geração da vida, portanto, o animador da pastoral, como o Pai que cria constantemente, é chamado a criar, a ser fecundo, a fazer com que as pessoas sejam despertadas para a fé. Um dos lugares desta gestação é a catequese como iniciação cristã e anúncio da fé. Outro lugar é a era digital. Hoje mais do que nunca é preciso apoderar-se dos meios de comunicação, em suas várias formas para que o Evangelho chegue a todos e a todas as pessoas. Um dos meios é a Bíblia, Palavra de Deus. Outro lugar da evangelização é as juventudes. Já foi realizada muita ação evangelizadora em nossas comunidades e nos meios de comunicação, mas é sempre muito urgente estar atentos aos sinais dos tempos para que o Evangelho chegue a todos. Para concluir esta etapa, a coordenação proporcionou um momento celebrativo, dando um sabor de continuidade ao processo formativo e evangelizador. 

 

  • ü  O curso prossegue com seu terceiro módulo que será nos dias 7 a 25 de janeiro próximo propondo caminhos para a conversão pastoral.

                Segue algumas fotos que podem visualizar um pouco a experiência feita nestas três semanas de curso, convivência e solidificação de nosso agir pastoral.

Belo Horizonte, MG, 27 de julho de 2018

Ir. Florinda Dias Nunes, sjbp.

 


Leia Mais...


Aniversariante

Data 31/07/2018 | - Hora 08:22
Postado por Ir. Jeane B. Aguiar
10 comentário(s) ...

 

“O amor ao Evangelho é um sinal das almas escolhidas por Deus para grandes coisas” (Beato Tiago Alberione)

 

 

Feliz Aniversário!

 


Leia Mais...


Aniversariante

Data 28/07/2018 | - Hora 11:11
Postado por Ir. Eunice Grespan
1 comentário(s) ...

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos,

com louvores, vos bendigam!  (Sl 145)

                   


 

Felicidades, graça e paz!


Leia Mais...


Navegue nos posts anteriores...


Primeira | Anterior |   1     2     3     4   | Próxima | Última