Área Restrita

Tríduo - Maria Pastora

Data 31/08/2017 | - Hora 06:19
Postado por Ir. Jeane B. Aguiar
2 comentário(s) ...

 

Tríduo em Preparação

à Festa de Maria Mãe do Bom Pastor

 

 

Introdução

 

A exemplo de Maria, mãe do Bom Pastor,

que se ofereceu em humilde disponibilidade ao plano de salvação,

vivemos a nossa cooperação ao ministério pastoral de Cristo,

tornando-nos mães e irmãs de todos aqueles que fazem parte do povo de Deus.

 (RdV 8)

 


Primeiro Dia – quinta-feira 31 de agosto

 

“Maria e a Igreja geram Cristo em nós”

 

 

Invocação ao Espírito Santo

 

Em Escuta

 

Do Evangelho Segundo Lucas (1,26-38)

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo, porém, acrescentou: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim”. Maria, porém, disse ao Anjo: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?”

O anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível”. Disse, então, Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o Anjo a deixou.

 

Do Magistério da Igreja

A maternidade da Igreja insere-se precisamente em continuidade com a de Maria, como uma sua prolongação na história. Na fecundidade do Espírito, a Igreja continua a gerar novos filhos em Cristo, sempre à escuta da Palavra de Deus e em docilidade ao seu desígnio de amor.

A Igreja é mãe. Com efeito, o nascimento de Jesus no ventre de Maria, é prelúdio do nascimento de cada cristão no seio da Igreja, dado que Cristo é o primogénito de uma multidão de irmãos (cf. Rm 8, 29) e o nosso primeiro irmão Jesus nasceu de Maria, é o modelo, e todos nós nascemos na Igreja. ... A Igreja é mãe, Maria é mãe. A Igreja é nossa mãe, porque nos deu à luz no Batismo.

 (Papa Francisco, Audiência, 03 de setembro de 2014)

 

Da Pregação do Bem-Aventurado Tiago Alberione

Apostolado pastoral significa cooperação com o clero em cura d’anime. Maria formou Jesus Bom Pastor; as vocações masculinas ao clero secular entram na vossa vocação. Vós deveis ter sempre mais espírito materno porque a vossa vocação é complexa. Vós deveis ser as mães espirituais dos meninos e meninas; ajudar o clero em formação; descobrir num jovem a semente da vocação e depois ajudar o seminarista até a ordenação. [...] Entrar sempre mais na vocação de Maria, que foi aquela de formar Jesus Bom Pastor e depois de seguir os apóstolos no próprio ministério. Se honrais a Mãe do Bom Pastor, modelai-vos nela. [...] Pedir a graça de poder corresponder a vossa vocação, que segue os chamados e não os abandona, nem mesmo depois da morte.

(PrP V, 1952, pp. 205-206)

Responsório

A Palavra se fez carne. Aleluia, Aleluia.

-         A Palavra se fez carne. Aleluia, Aleluia.

 

E colocou a sua tenda no meio de nós.

-         Aleluia, Aleluia.

 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

-          A Palavra se fez carne. Aleluia, Aleluia.

 

Confiemo-nos a Maria, nossa Mãe

Oh! Maria, Mãe de Deus, todas as gerações cantem as grandes coisas que o Senhor fez por vós. Vós sois a Virgem, a cheia de graça, a Mãe do Bom Pastor. Vós o educastes, amastes, escutastes, seguistes e contemplastes quando morria por nós na cruz. Tudo nos vem Dele e por vosso intermédio: a Igreja, o Evangelho, os Sacramentos, a vida religiosa e a vida eterna. Sois a alegria da Igreja triunfante, a esperança da Igreja padecente, o refúgio seguro da Igreja militante. Como Jesus, também eu quero ser vossa. Ofereço-vos tudo o que sou, a minha pessoa e tudo o que tenho: iluminai-me, tornai-me dócil e fiel.

Ó Maria, Mãe do Bom Pastor, rogai por nós.

 (Primeira parte da Coroazinha a Maria, Mãe do Bom Pastor)

 

Rezemos

Deus, nosso Pai

tu nos dás na Virgem

que concebeste no Espírito Santo, o Emanuel,

o sinal que o profeta anunciava.

O Espírito que adornava Maria

também envolva a Igreja com sua energia vivificante

e faça dela o sinal do seu amor no mundo.

Por Cristo nosso único Senhor. Amém.

 


Leia Mais...


Aniversariante

Data 29/08/2017 | - Hora 08:05
Postado por Ir. Jeane B. Aguiar
9 comentário(s) ...

 

A Pastorinha leva em cada casa a graça. (...) Levareis tanto mais frutos quanto mais fordes santas na vida interior, na contemplação. Maria levou Jesus e a graça se difundiu naquelas almas. (PrP IX 1959, pp. 25-26)




Querida Ir. Felicina, nós, Irmãs Pastorinhas, queremos render graças ao Pastor de nossas vidas pela sua dedicação e testemunho. Por você fazer de sua vida um dom para os outros.


FELIZ ANIVERSÁRIO!

 


Leia Mais...


Aniversariante

Data 27/08/2017 | - Hora 16:42
Postado por Ir. Jeane B. Aguiar
11 comentário(s) ...

 

"A quem encontrou o sentido verdadeiro e concreto da vida é fácil está alegre! (Beato Tiago Alberione)




Querida Ir. Seli, nós Irmãs Pastorinhas, estamos em festa porque celebramos hoje o dom precioso de sua vida. Sua dedicação amorosa, alegre e serena nos edifica. Pedimos que Cristo continue a fazer resplandecer em nosso meio, através de você, sua face amorosa, acolhedora e atenciosa de Bom Pastor.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

 


Leia Mais...


Navegue nos posts anteriores...


Primeira | Anterior |   1     2     3     4     5     6   | Próxima | Última